Um superesportivo: Alfa 8C Competizione

No Salão de Frankfurt deste ano, não dava para passar pelo estande da Alfa Romeo sem ver e se admirar com o protótipo da marca, batizado de 8C Competizione. A Alfa Romeo estava ensaiando o lançamento de um superesportivo desde o Salão de Genebra (Suíça), em março do ano passado, quando foi apresentado o protótipo Brera.

Agora é a vez do 8C Competizione, mais um modelo conceitual, mas com forte ligação à época áurea da marca italiana no mundo das competições. O modelo desenvolvido pelo Alfa Romeo Style Center realça o tradicional lado esportivo da marca italiana.

Essa tradição está presente até no nome do protótipo. Nas décadas de 30 e 40, o nome 8C identificava os carros de corrida e passeio equipados com motor 8 cilindros, desenvolvido pelo famoso engenheiro Vittorio Jano. Já o termo Competizione é uma homenagem ao modelo 6C Competizione, cupê esportivo pilotado por Juan Manoel Fangio na Mille Miglia de 1950.

O Alfa Romeo 8C Competizione é um superesportivo para dois ocupantes. Por fora, o carro segue a linha que moderniza traços de modelos clássicos da marca. Trata-se de um “dois lugares” feito em fibra de carbono.

A frente do modelo, por exemplo, lembra o antigo Alfa Romeo 33 Coupé Stradale, de 1967. Seu comprimento é semelhante a de um Alfa Romeo GTV, mas é muito mais baixo e largo. Já a traseira é apontada por especialistas como uma versão século XXI do modelo Giulia TZ.

Mas o melhor desse protótipo se esconde sob o capô. O 8C Competizione mede 4,27 metros de comprimento por 1,25 m de altura e 1,90 m de largura, medidas próximas do Maserati Coupé, modelo do qual herdou o motor V8 4.2, que recebeu sobrealimentação por compressor volumétrico nesse protótipo, elevando sua potência máxima a 400 cv de potência a 7.000 rpm. A caixa de câmbio é manual de seis velocidades e está colocada no eixo traseiro, junto ao diferencial. As rodas de 20 polegadas recebem pneus 245/40 à frente e 275/35 na traseira, e os freios, a disco ventilado, de 380 mm à frente.

O carro atinge velocidade máxima de 300 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5s segundo a montadora italiana. Esses números fazem do Alfa 8C Competizione o sonho de consumo de muitos aficionados por superesportivos.

Voltar ao topo