Veículos de transporte coletivo dos mais procurados pelos colecionadores saudosistas hoje em dia são aqueles ônibus que trafegaram pelas estradas brasileiras até por volta de 1970, tais como, os da empresa Lapeana, que faziam a linha Curitiba/Guaratuba na década de 1950.
Estes eram da marca Chevrolet, importados, sendo que, a carroçaria era fabricada no Brasil. As bagagens iam sobre o teto do veículo e para lá chegar havia uma escada presa na parte traseira.
O pneu socorro era fixado na lataria, fora do ônibus, lado esquerdo, próximo ao motorista e para retira-lo ou coloca-lo ali era um sacrifício. Era um popular “lotação” tamanho grande.
Já na década de 1980 ônibus bem mais modernos circulavam nas principais linhas do país e entre eles um marcou época: o Dinossauro/Flecha Azul, da empresa de transportes Cometa.
É sobre este modelo de ônibus que nos reportaremos, mas, antes é preciso ressaltar que, no mais recente encontro de veículos antigos realizado em Curitiba pelo Clube Feminino de Carros Antigos do Paraná – ELAS – foi arrecadada junto a expositores e visitantes enorme quantidade de leite, destinado à população carente.
Eis que o empresário do setor automotivo e antigomobilista curitibano Alberto Cezar Dinarowski, participante deste evento, gentilmente colocou à disposição o seu espetacular Dinossauro para transportar cerca de duas toneladas de leite destinado à população afetada pelas recentes enchentes na região de Morretes/PR.
A viagem ao litoral, acompanhada por carros antigos, foi uma alegria pelo prazer de estar servindo à sociedade menos favorecida. Todos queriam saber que ônibus bonito era aquele.
Pois bem, o ônibus do Alberto é um legítimo Dinossauro Flecha Azul que pertenceu à Cometa e transportou por anos milhares de passageiros, inclusive na linha São Paulo/Curitiba.
Fabricado em 1982, restaurado, possui carroçaria 100% em alumínio confeccionada pela Ciferal e motor da marca Scania modelo 112. Conta com rodas de alumínio, 26 poltronas leito e semi-leito, além de banheiro, cozinha, ar condicionado original, televisão de LCD, mesas para jogos, geladeira térmica e sistema de DVD/MP3/USB/Cartão de Memória.
É muito macio, com suspensão e sistema de freio a ar, além do controle Rodoar da calibragem dos pneus. Como diz o próprio Alberto, trata-se de uma “jóia rara” do segmento ônibus antigos, que desperta muitas lembranças por onde passa.



