Um carro pra quem tem alma de piloto

O novo Mercedes-Benz SLR McLaren foi apresentado pela primeira vez ao público norte-americano durante o Salão de Detroit 2004. O superesportivo, que fez sua estréia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, revive a gloriosa tradição do SLR e marca uma nova era para os esportivos da Mercedes-Benz.

O modelo mistura os elementos estilísticos do SLR original da década de 50, e detalhes do projeto dos carros de corrida da equipe McLaren Mercedes de 2003. Essas características permitem ao SLR do século 21 formar uma ponte entre o passado e o futuro, trazendo a mais avançada tecnologia da competição automobilística para as ruas, assim como o coupé SLR fez em 1955.

O novo automóvel superesportivo permite à Mercedes-Benz e a sua parceira da Fórmula 1, a McLaren, demonstrar sua experiência coletiva no desenvolvimento, construção e produção de carros esportivos de alto desempenho. Essa combinação de conhecimento e perícia está presente não apenas no conjunto de desenvolvimentos pioneiros e nos números de desempenho do SLR, como também nos níveis extremamente altos de segurança, sofisticação e praticidade que ele oferece. Esses atributos formam a base de um automóvel com um carisma muito especial, a síntese da tradição e inovação da marca Mercedes-Benz em todos os aspectos.

Um exemplo da transferência de conhecimento da Fórmula 1 para o desenvolvimento de automóveis esportivos é a produção em série de sofisticados materiais compostos com fibra de carbono na construção do chassi e da carroçaria. Issto permite ao novo Mercedes-Benz SLR McLaren ostentar um nível de rigidez e força nunca antes alcançada em veículos de passeio. Igualmente exemplar é o nível de proteção dos ocupantes: estruturas de impacto de carbono especialmente desenvolvidas ajudam o carro superesportivo a estabelecer novos padrões em sua classe de veículo em termos de absorção de energia.

Os freios de alto desempenho do esportivo também são feitos de um novo e inovador material composto. Cerâmica reforçada com fibras se destaca por uma resistência extremamente alta ao calor, maior força estrutural e longa vida útil. Embaixo do capô do novo SLR esconde-se um motor V8 desenvolvido pela Mercedes-AMG e caracterizado por uma avançada tecnologia de superalimentação, que desenvolve um expressivo torque e potência.

Rudolf Uhlenhaut (1906-1989), responsável pelo desenvolvimento de automóveis de competição da Mercedes-Benz na época, construiu uma versão coupé de passeio a partir da versão de corrida. O coupé 300 SLR , que surgiu pela primeira vez em 1955, incorporou o projeto e a tecnologia do 300 SL “Asa de Gaivota”, produzido a partir de 1954.

O design do modelo era marcante: as linhas da carroçaria, com seu capô alongado, eram complementadas pelos canos de escapamento montados na lateral do modelo, da entrada de ar e das rodas raiadas. Pesando apenas 1.117 kg, e mesmo assim desenvolvendo 310 cavalos de potência, o “Coupé Uhlenhaut” acelerava até uma velocidade máxima perto de 290 km/h nos primeiros testes. Entretanto, o coupé SLR nunca chegou a ser produzido em série. A Mercedes-Benz achou que aquela não era a época certa para o lançamento de um poderoso esportivo. Modelo faz de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

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