Tuka: veículo alternativo inventado por brasileiros

A empresa Tukano, de Fortaleza, Ceará, desenvolveu o protótipo de um triciclo para o transporte urbano alternativo. O Tuka é um veículo simples, pesando cerca de 180 kg e de pequenas dimensões – 2,28 m de comprimento, 1,27 m de largura e 1,51 m de altura, com chassi metálico e carroceria totalmente construída de plástico reforçado com fibra de vidro.

Segundo a empresa, a abertura sobre as portas laterais receberá fechamentos de curvin e plástico transparente fixado com pressões metálicas e acionado por zíperes.

O espaço sobre a roda traseira será protegido por uma meia capota removível com estrutura de perfis de aço tubular e fechamento de curvin e plástico transparente.

Trata-se de mais uma tentativa de oferecer ao mercado brasileiro, um veículo com capacidade para transportar duas pessoas, de fácil manejo e manutenção, ideal para uso urbano,a um preço acessível. Praticamente trata-se de um triciclo carenado.

O veículo utiliza um sistema mecânico de uma motocicleta de 125 cm³ de cilindrada; com tração na roda traseira e sistema de direção nas duas rodas dianteiras. Além disso, o triciclo opera com baixo consumo de combustível – 30 a 35 km/l de gasolina, a uma velocidade máxima recomendada de 60 km/h.

O modelo tem capacidade para 170 kg, incluindo os dois passageiros e pequena carga. O Tuka poderá ser utilizado como opção econômica de táxi e nos serviços de entrega de mercadorias, entre outros.

O veículo já foi homologado pelo Denatran e está protegido por pedidos de depósito de patentes junto ao INPI. A comercialização e produção em escala industrial do triciclo idealizado pela Tukano deverão se iniciar dentro dos próximos meses, e o seu preço de venda deverá ser de aproximadamente R$ 7.000,00.

Voltar ao topo