De olho no mercado norte-americano, a inglesa Triumph lançou sua Thunderbird 1600. Equipada com um motor de dois cilindros, ela entrega alto torque de 13,8 kgfm e seu estilo segue o padrão “custom”, com cromados em profusão, guidão alto e banco baixo. O único, porém, talvez, seja a baixa potência.

continua após a publicidade

Seu motor de 1,6 litro entrega apenas 86 cavalos a 4.850 rpm. Mas um “kit” especial (Big Bore) pode elevar sua potência para 98 cv, ainda assim abaixo dos 100 cv. Mas se você pensar bem, potência para quê? A Thunderbird não oferece muita proteção aerodinâmica, o que significa que viajar em altas velocidades vai ser um incômodo. Mas, importante lembrar, também há a possibilidade de se instalar um vidro dianteiro.

Por ser bem baixa, a moto privilegia o monta/desmonta e as pessoas de menor estatura e, esteticamente, agrada e muito. A Thunderbird é uma motocicleta que promete entregar sua potência de forma suave, privilegiando sempre o conforto do piloto. A posição de dirigir é um pouco diferente das demais “custom”, mas o banco e o posicionamento dos pés se adéquam ao motorista com pouco tempo de uso. O ângulo do guidão permite boas curvas, algo difícil de encontrar nesse tipo de moto.

De acordo com a fábrica, o escalonamento de marchas permite que se passe numa lombada em sexta e retome a velocidade apenas no acelerador, sem a necessidade de reduzir a marcha. O sistema de freio a disco é muito eficiente e a moto ainda pode contar com ABS, para evitar o travamento das rodas. Em resumo, a Triumph Thunderbird tem uma ciclística bem construída, um motor “redondo” e uma transmissão bem escalonada.

continua após a publicidade