Toyota revela foto do Avensis 2009

No Salão de Paris, em outubro, além do compacto Urban Cruiser e do pequenino iQ, a Toyota promete mostrar a nova geração do sedã Avensis, que teve sua foto oficial revelada na segunda-feira passada (1.º/9), na versão quatro portas.

A foto do novo Avensis mostra a lateral e parte da traseira do carro. A aparência do sedã é mais esportiva e está totalmente desvinculada à da geração atual, de desenho mais comportado. Um dos destaques visuais do Avensis é um vinco ascendente que parte do pára-lama dianteiro e segue até a tampa do porta-malas.

Também há vincos na base das portas. As lanternas são retangulares e avançam sobre a tampa do bagageiro. Esta é a terceira geração do sedã que chega ao mercado como linha 2009 e deve começar a ser comercializada na Europa a partir de janeiro do ano que vem.

No velho continente, o modelo, que é um pouco maior que o Corolla, disputa mercado com sedãs como o Mondeo, da Ford, o Mazda 6 e o Laguna, da Renault. A Toyota não divulgou detalhes sobre a motorização do veículo. Limitou-se a informar que ele será equipado com motores mais potentes e menos poluentes.

A produção do Avensis ficará a cargo da fábrica de Burnaston, em Derbyshire, no Reino Unido, unidade responsável pela atual geração do sedã. Além do três volumes, é esperada uma versão “station-wagon” do novo Avensis. O novo modelo da Toyota estará no Salão de Paris (de 4 a 19 de outubro próximo).