Teste: Focus Sedan 1.8 Básico tem bom desempenho

Uma das novidades da linha Focus até pouco tempo era o Sedan 1.8 básico. O modelo era oferecido com esta motorização apenas na configuração ?hatch?. Tratava-se de opção mais em conta que a 2.0 e que oferecia relação custo-benefício mais interessante. Isso porque não chega a decepcionar quanto a desempenho e vem com uma lista plausível de equipamentos. Mas recentemente ganhou nova motorização.

Quem não se preocupa com detalhes como rodas de liga-leve e maçanetas das portas pintadas da cor do carro tem nesta versão básica do Focus Sedan 1.8 uma boa opção. Os pneus 185/70R 14 estão montados em rodas de aço com calotas integrais e as maçanetas são de plástico preto, mas os pára-choques são pintados na cor do carro, como na versão Ghia.

Por fora se nota que a traseira alta representa um obstáculo para a visão nas manobras. É preciso ter cuidado ao estacionar, o que foi constatado no modelo avaliado pelo Jornal do Automóvel. No interior, a boa ergonomia garante elogios e faz jus aos prêmios que ganhou na Europa e nos Estados Unidos. Todos os comandos estão bem localizados e são fáceis de ser acionados. Faz falta apenas o aparelho de som, um opcional desta versão.

Atrás, ponto positivo para o cinto de três pontos para quem vai no banco do meio, mas em compensação, não há apoio de braço. No porta-malas pode-se levar até 490 litros de bagagem. O acabamento é bom, inclusive na parte interna da tampa. Outro detalhe que chama atenção é a abertura da tampa do tanque de combustível com chave. Hoje este incômodo foi substituído por comandos dentro do carro na maioria dos carros.
Somente os mais exigentes notam a diferença de desempenho entre esta versão 1.8 e a 2.0. Na prática, o carro mostra agilidade suficiente para enfrentar o trânsito do dia-a-dia.

Na estrada mantém boa velocidade de cruzeiro, mas, geralmente pede redução de marcha nas ultrapassagens. Seu câmbio tem engates fáceis e precisos, e sua alavanca de mudanças é bem posicionada.

Abusar da velocidade nas curvas requer muita atenção, pois sua carroceria inclina e há leve tendência de sair de frente. Mas o carro cumpre o papel de sedã familiar, transmitindo segurança desde que não seja confundido com um esportivo. Seu volante de quatro raios ajuda nas manobras, graças ao sistema de direção hidráulica. Os freios funcionam a contento e não mostraram sinal de superaquecimento. Segundo a Ford, o Focus Sedan 1.8 acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e chega a 194 km/h.

OLHO CLÍNICO

Ford aposenta motor Zetec 1.8 do Focus

A Ford iniciou as vendas da linha 2004 do Focus, no começo de outubro, com uma série de inovações que aprimoraram o estilo, e ampliou as opções de motorização, equipamentos e preço do carro médio mais premiado dos últimos tempos. A principal novidade foi o lançamento da versão Hatch 1.6 L, equipada com nova versão do consagrado motor Zetec Rocam, com 103 cv de potência e 14,6 kgfm de torque a 2.750 rpm.

Esse e outros aprimoramentos de engenharia, que incluem a adoção de um novo escalonamento de marchas, proporcionam ao novo modelo o prazer de dirigir característico da família Focus, colocando-o como o melhor custo-benefício da categoria.

A linha Focus passou a oferecer três motorizações, com a incorporação do novo 1.6 L 8V ao lado dos já conhecidos Zetec 1.8 L 16V e Zetec 2.0 L 16V – este último com a opção de transmissão manual ou automática – nas configurações ?hatch? ou sedã e em três versões de acabamento: GL, GLX e Ghia. O ?design?, um dos pontos fortes do Ford Focus – assim como o espaço interno, desempenho, dirigibilidade, conforto e segurança -, ganhou um toque extra de modernidade.

Externamente, a linha 2004 trouxe mudanças no desenho dos faróis, grade do radiador, pára-choques, faróis de neblina, piscas laterais, rodas e calotas. Internamente, os destaques são o novo mostrador do painel de instrumentos, com fundo em tom grafite e o inserto central em três cores: preta nas versões 1.6 L e 1.8 L.

Agora, a linha do modelo médio Focus Sedan deixa de ser equipada com motor Zetec 1.8. No lugar dele a Ford passa a usar o propulsor 1.6 produzido em Taubaté (SP), de 103 cavalos e 14,6 kgfm de torque a 2.750 rpm, já empregado na versão ?hatch?. E só resta apenas o Focus Sedan 2.0 com motor Zetec importado.

O novo Focus Sedan 1.6 começa a ser distribuído pelas concessionárias da marca com o preço sugerido de R$ 37.800,00. A tendência é que os motores Zetec importados sejam substituídos aos poucos. Nos Estados Unidos o Duratec 2.0 já entrou no lugar do Zetec 2.0 16V. O mesmo também deve acontecer no Brasil, uma vez que o Duratec (produzido no México e que equipa o EcoSport) oferece menor nível de emissão de poluentes e é mais eficiente. O Ford Focus é um carro feito para o consumidor de espírito jovem, que valoriza o estilo, a qualidade e, sobretudo o prazer de dirigir.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.