Temporada 2003 da F-3000 Européia inicia na Alemanha

Os paranaenses Rafael Sperafico, de Toledo, e Augusto Farfus Júnior, de Curitiba, disputam neste domingo a etapa de abertura da temporada 2003 do Campeonato Europeu de F-3000. A corrida acontece às 14h30 (9h30 no horário de Brasília) no Autódromo de Nurburgring, na Alemanha. Este é o segundo ano de Augusto Júnior e o primeiro de Rafael na categoria. Augusto pilotará pela Draco Junior Team e Rafael pela ADM Team.

Competindo contra a experiência da maioria dos adversários, que têm uma temporada ou mais na categoria, o paranaense Rafael Sperafico estréia no Campeonato Europeu de Fórmula 3000 correndo pela equipe ADM, a mesma pela qual seu primo Ricardo foi campeão em 2000, quando a categoria se chamava F-3000 Italiana. Terminar a prova é o pensamento de Rafael. “Vamos correr com o pensamento de nos adaptar à categoria. Estaremos enfrentando pilotos que já têm um ano ou mais na categoria. Já conhecem os autódromos e terão maior facilidade nos acertos do carro”, acentua Rafael.

Rafael também comenta que o F-3000 é um carro bem mais potente do que os que já competiu. Por isso, sente dores no pescoço e ombro. “Intensificamos os exercícios físicos nos últimos dias para fortalecer a musculatura e suportar a pressão no pescoço e ombro. Vamos estar em forma na prova”, afirma Rafael.

No ano passado, em sua temporada de estréia na categoria, Augusto terminou o campeonato na nona posição e foi considerado pela mídia especializada como uma das grandes promessas do automobilismo mundial. “2002 foi um ano de aprendizado em todos os sentidos”, revela. Augusto diz ainda que o Campeonato Europeu de F-3000 é uma vitrine e que tem muita equipe grande observando o trabalho dos pilotos. “Minha vida é o automobilismo. Meu objetivo é chegar na F-1 e ficar lá”, comenta.

E o trabalho de Augusto vem sendo reconhecido. No final do ano passado ele foi convidado pela equipe JMB Ferrari para disputar as “24 horas de Daytona” e as “24 horas de Le Mans” a bordo de uma Ferrari 360 Modena. “O campeonato não veio, mas meu primeiro ano na categoria rendeu excelentes oportunidades”, diz.

Voltar ao topo