ja701.jpgCom o novo Ferrari F430, foi iniciada uma nova geração de modelos de 8 cilindros da Ferrari. A grande semelhança estética com os modelos F360 Modena, Spider, Challenge, GTC e Challenge Stradale eleva o F430, em princípio, como o substituto natural dessas versões.

O F430 foi desenvolvido em colaboração com a gestão esportiva da escuderia Ferrari. E um dos seus pontos altos, sem dúvida, é a excelente relação de peso/potência: somente 2,96 kg/cv. Esse é o menor índice entre todos os modelos Ferrari em produção. O F430 também exibe uma série de inovações tecnológicas, derivadas dos monopostos Ferrari da Fórmula 1.

ja702.jpgDuas dessas novidades são propostas pela primeira vez em um carro de rua. Uma delas é o diferencial com controle eletrônico (E-Diff), montado no eixo traseiro, que permite desfrutar todo o torque do motor otimizando os valores de tração. A outra diz respeito ao comutador localizado no volante (chamado pelos pilotos de F-1 de ?manettino?), para controlar de maneira integrada todo o sistema que governa a dinâmica do carro. Ele permite ao motorista intervir, a qualquer momento, no seu comportamento sem tirar as mãos do volante.

Suas linhas lembram muito as versões Modena, apesar das diferenças entre elas. Na sua concepção aerodinâmica, foram incorporados técnicas e conceitos importados da Fórmula 1, como o revestimento liso da parte inferior, fundo plano que melhora a aderência pela obtenção de maior apoio aerodinâmico superior. Outra característica herdada das pistas é o controle de diferencial eletrônico, que transfere a potência do motor das rodas para o solo sem derrapagens indesejáveis.

ja703.jpgNa parte traseira se destaca um amplo difusor, cuja função é facilitar a saída do ar que vem em grande velocidade da parte inferior do veículo, gerando assim força descendente nas altas velocidades. Seu motor 4.3 V8 é inteiramente novo e rende nada menos do que 490 cavalos e 47,5 kgfm a 5.250 rpm. Ele vai de 0 aos 100 km/h em 4, segundos e ultrapassa a marca dos 315 km/h de velocidade máxima. Todo o aparato eletrônico de controle dinâmico vem apoiado em enormes rodas de 19 polegadas de diâmetro e pneus 225/35 ZR na frente e 285/35 ZR na traseira.

O F430 é um carro que pode ser conduzido por qualquer um, mas pilotado por poucos. Quem se interessar e tiver R$ 1,35 milhão na conta, pode encomendar o seu sonho de consumo.