Tecnologia de aviões nos futuros freios dos carros

Sistemas de freio inteligentes, que funcionam por sensores de posição (transdutores) que transmitem sinais elétricos do pedal de acionamento do freio para o módulo eletrônico de controle equiparão os veículos em um futuro muito próximo.

Trata-se do freio elétrico automotivo, mais conhecido por “brake-by wire”. Muito mais seguro e de maior conforto, o “brake-by-wire” elimina o circuito hidráulico entre o pedal e a roda e, por ser operado eletricamente, permite controlar a aplicação da força de frenagem individualmente em cada roda.

Segundo Flávio Marcon, presidente da Comissão Técnica do 6.º Colloquium International de Freios, da SAE Brasil, seção Caxias do Sul, de acordo com a posição do pedal o módulo elétrico “informa” às válvulas a pressão ideal a ser aplicada no sistema, através de um controlador lógico. “A este controlador lógico podem ser incorporadas diversas funções, como capacidade de frenagem diferenciada para cada roda do eixo, proteção à fadiga e antitravamento”, esclarece Marcon.

A pressão no sistema de freio será resultado do comando do motorista e das funções de segurança e proteção que o módulo de controle eletrônico determinará. O freio do futuro será extremamente confiável, muito mais eficiente, à prova de falhas e com baixo peso.

Voltar ao topo