Apresentada na Europa no fim de 2011 (no Salão de Birmighan, na Inglaterra), a Suzuki Inazuma 250 é uma “street” equipada com motor de dois cilindros paralelos, com injeção eletrônica e refrigeração líquida, que desenvolve 25,7cv de potência (a 8.000rpm) e 2,4 kgfm de torque (a 7.000rpm), e que será comercializada na Europa no início do segundo trimestre de 2012.
Originária da China, onde é comercializada desde 2010 com o nome de GW 250, a Inazuma será exportada para diversos países da Ásia, América Central e América do Sul, que tem o Brasil como maior consumidor. A marca, que é representada no País pela J. Toledo, não confirma, mas o modelo vai desembarcar no Brasil nacionalizado via Manaus. O nome Inazuma, significa relâmpago em japonês.
Seu visual foi inspirado na gigante “naked” GSX 1300 B-King (equipada com motor de quatro cilindros em linha), que, por sua vez, também se baseou nos modelos da linha GSR. A semelhança imediatamente motivou o inevitável apelido Baby King. Suas rodas são em liga leve, com três raios e aros de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara. As setas dianteiras estão integradas às aletas laterais e o conjunto óptico dianteiro tem farol multifacetado, incrustado em microcarenagem, como destaque.
No moderno painel estão: conta-giros analógico no centro e uma tela digital, que inclui, além das informações de praxe, relógio de horas, alerta para manutenções programadas, como troca de óleo. Além disso, há uma luz que indica o momento ideal para a troca de marchas (o câmbio tem 6 velocidades), em três situações preestabelecidas, selecionadas pelo piloto: “standard”, normal e eco, para economizar combustível. O sistema apenas alerta o piloto para as rotações mais convenientes para as trocas de marchas conforme sua opção. Em seu tanque arredondado cabem 13,3 litros.
Mas a rabeta traseira tem desenho afilado, destoando do conjunto dianteiro. A suspensão dianteira é clássica, com sistema telescópico não invertido. E a traseira tem monoamortecedor, sem “links”. Os freios são a disco ventilados, sendo um em cada roda. O quadro é de tubos de aço, com dupla viga lateral. Os escapes duplos têm saídas baixas e cromadas. E pesa 182 quilos. O banco fica a 780 mm do chão, facilitando o embarque e desembarque, e as manobras urbanas.
Quando chegar ao mercado brasileiro, a Inazuma 250 vai enfrentar a concorrência de modelos como Honda CBR 250R, Kawasaki Ninja 250, Yamaha Fazer 250, Dafra Roadwin 250 e Kasinski Comet 250.



