Desde que foi lançada, a DR-Z400E tem levado muitos pilotos ao pódio, nos principais campeonatos nacionais e internacionais de enduro. Ótima ciclística, leveza, motor robusto e potente são pontos fortes deste modelo, e decisivos para a vitória numa competição de alto nível.

continua após a publicidade

O motor é monocilindro, quatro tempos, refrigerado a água, com 398 cilindradas e potência de 49 HP a 8.500RPM e torque de 4,4 Kgf.m a 7.000 RPM. Basta o toque no acelerador para que a DR-Z400E encare as trilhas de frente, independente dos obstáculos.

A partida é elétrica, sinônimo de conforto e praticidade, e como item opcional as autorizadas da marca oferecem o ?kit? de pedal de partida. O peso a seco da DR-Z400E é reduzido (119 kg), graças ao uso de materiais como alumínio e magnésio. Seu ?corpo esguio? facilita a passagem pelas trilhas mais estreitas. O banco, agora amarelo e preto e o guidão foram projetados pra facilitar o movimento do piloto sobre a motocicleta.

Quando o assunto é ?off-road? o item suspensão é muito importante. Consciente disso, a Suzuki equipou a DR-Z400E com dianteira telescópica, com 18 ajustes de retorno e 14 de compressão, e traseira tipo ?link? progressivo, com 21 ajustes de retorno, 26 de compressão e pré-carga da mola ajustável.

continua após a publicidade

O sistema de freio da DR-Z400E é preparado para atender ao comando do manete com rapidez e eficiência. Na dianteira, disco de 250mm com pinça de dois pistões e acionamento hidráulico. Na traseira, disco de 220mm com pinça de um pistão e acionamento hidráulico.

A lanterna traseira é iluminada por LED, o que garante sua eficiência, beleza e durabilidade. Na dianteira, o farol também é muito resistente e oferece ótima luminosidade. Além desses itens, as cores, amarela e branca, e o novo grafismo com cores mais atuais, completam o visual bonito e esportivo da DR-Z400E. Mas não é necessário ser um competidor para curtir a DRZ, há aquele proprietário que corre nos finais de semana, gosta de curtir uma trilha e passear nas estradas de terra em sua fazenda.

continua após a publicidade

Para rodar normalmente, fora das competições a motocicleta tem que ser emplacada e instalado piscas e espelhos. Este modelo ?off-road? da Suzuki está disponível em todas as concessionárias autorizadas do Brasil, as quais também oferecem peças originais de reposição e serviço especializado, com mecânicos treinados na fábrica.