Superesportivos se tornam atração do Salão

Com preços inatingíveis para a maioria das pessoas, mas admirados e cobiçados, os superesportivos estão presentes em grande número na mostra e roubam as atenções nos estandes da Chrysler, Mercedes-Benz, Ford, General Motors, Lexus, Porsche e Jaguar. O 458 Spider e GranCabrio Sport são os representantes das italianas Ferrari e Maserati.

Maserati

A Maserati está representada no evento pelo superesportivo GranCabrio Sport. Importado para o Brasil pela Via Italia, é o primeiro conversível de quatro lugares feito pela fabricante italiana. O modelo é equipado com motor V8 4.7 litros aspirado de 460 cavalos. Sua velocidade máxima é de 285 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 5s2.

Ford

O Mustang Boss 302 está de volta ao mercado como linha 2012, disponível em versões de rua e pista. O motor é um V8 de 5.0 litros, o que equivale em polegadas cúbicas a 302; daí o nome da versão. Sua potência é de 444 cv. O estilo do carro atual foi bastante inspirado no modelo que deu origem ao nome, com faixas pretas sobre o capô e nas laterais. O carro vem com duas chaves: uma preta para uso normal na rua e outra vermelha, que automaticamente ajusta o carro para condições de uso em pista.

Mercedes-Benz

Apenas cinco unidades do SLS AMG GT3 45 Anniversary foram produzidas e a primeira foi vendida no Brasil. O bólido é para uso em pistas, pois deriva da versão GT3 do superesportivo, e traz amplo uso de plástico e fibra de carbono, que estão nas portas, capô, tampa traseira, para-lamas, defletor dianteiro e aerofólio traseiro. O motor V8 de 6.2 litros, similar ao do SLS de rua, permite acelerar de 0 a 100 km em 3,7 segundos e superar 300 km/h.

Jaguar

O Jaguar F-Type, que está no estande da Land Rover, tem um visual de muito bom gosto. Com tração traseira, o superesportivo tem dois motores V6 de 340 cv e 380 cv e um V8 de 495 cv. Segundo a Jaguar, o carro alcança os 100 km/h em 4,3 s e tem velocidade máxima de 300 km/h.

Chevrolet

O Camaro ZL1 é o destaque da Chevrolet. O carro, equipado com motor 6.2 V8, entrega 580 cv, o que faz dele o Camaro produzido em série mais potente da história. Com diversos componentes fabricados em fibra de carbono, ele se destaca pelos para-choques e capô reformulados. A versão SS do Camaro, linha 2013, também está presente no estande. O esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge 250 km/h.

Ferrari

Ferrari 458 Spider é a única representante da marca italiana no evento. O modelo, lançado no ano passado, troca o teto fixo do 458 Italia por uma capota de alumínio que se rebate em apenas 14 segundos, mantendo-se então sobre o motor V8 central-traseiro. Esse 4.5 litros fornece potência de 570 cv à caixa manual automatizada, o que o habilita a acelerar de 0 a 100 km em 3,4 segundos e alcançar 320 km/h.

Lexus

A Lexus, marca de luxo da Toyota, mostra um dos carros mais caros à venda no país: o LFA. O supercarro custa apenas R$ 2,9 milhões. O motor dianteiro é um poderoso V10 de 4.8 litros e 550 cv, desenvolvido em parceria com a Yamaha, que permite atingir a velocidade máxima de 325 km/h. Embora seja um autêntico carro esporte, o interior não foge ao padrão de luxo da Lexus. Apenas 500 unidades do modelo foram produzidas e só uma foi destinada ao mercado brasileiro.

RT Viper

O novo SRT Viper é o centro das atenções no estan,de da Chrysler. O bólido que recentemente deixou de fazer parte da marca Dodge recebeu agora a sigla Street and Racing Tecnology. Com carroceria feita de fibra de carbono e alumínio, que traz linhas renovadas mas que não abandonam os traços que já fizeram do Viper um clássico moderno, o bólido conta com motor central dianteiro V10 de 8.4 litros, de 648 cavalos e 82,9 kgfm. O câmbio é manual de seis marchas. O carro conta com acabamento interno requintado e itens de alta tecnologia como o quadro de instrumentos digital de 7 e a tela multimídia de 8,4 centralizada no painel.

* O jornalista viajou a convite da Anfavea.

Voltar ao topo