Spyker C8: um holandês que só falta voar

Falar de Spyker como indústria holandesa, pode ser muito perigoso, pois esta empresa produz os famosos rifles AR-15, de alto poder de destruição. Mas a outra Spyker nada tem a ver com armas de fogo, embora fabrique veículos que atingem velocidades de uma ?bala?.

Na realidade, a Spyker, pequena montadora com sede na Holanda, que tem como principal atividade a produção de carros esportivos. Poucos brasileiros conhecem este fabricante de automóveis, mas, mesmo não sendo muito conhecida, seus veículos têm um relativo sucesso, principalmente entre os europeus e as pistas de competição.

Le Mans

No fim do ano passado, o carro teve participação ativa numa das maiores competições do mundo, no palco sagrado de Le Mans. O veículo apresentado agora é o C8 Double 12S, uma versão melhorada do Double 12R. Este último disputou em 2002 as 24 Horas de Le Mans, mantendo-se nas primeiras posições até as primeiras 14 horas, quando uma falha mecânica o forçou a abandonar a prova. Esteve por mais de 50% da prova “brigando” pela liderança com os famosos Audi (que faturou a três primeiras posições) e Bentley (ficou em quarto lugar). Se o antecessor já deu trabalho aos grandes, imagine agora o novo carro.

Para 2003, a Spyker trabalhou na evolução do 12R. E o resultado é bastante convincente. Trata-se do C8 Double 12S e sua carroçaria foi desenvolvida na Inglaterra pela Conventry. Totalmente construído em alumínio, o veículo tem a garantia de leveza e agilidade, o que garante os números apresentados.

Performance

Dotado do propulsor Audi V8 4.0 litros, o Spyker C8 Double 12S tem a potência que pode variar de ?ínfimos? 450 cv até os 620 cv. Acoplado a uma transmissão de 6 velocidades, o veículo obtém performances de um verdadeiro avião. Acelera de 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 300 km/h, quando equipado com o motor mais bravo, o de 620 cv.

O veículo pode ser comprado pela internet e a fábrica dispõe de um serviço especial para clientes. Quem encomendar um de seus exemplares poderá ver “on-line”, através de câmeras instaladas no interior das unidades de produção, todo o processo de construção do carro. Os interessados em adquirir um Spyker C8 Double 12S terão de desembolsar, aproximadamente, US$ 350 mil. Isto na Europa. Por aqui, as contas têm que ser refeitas, é lógico.

Voltar ao topo