Speedster Turbo, o superesportivo da Opel

O palco escolhido para a estréia mundial do novo Speedster Turbo da Opel, foi o 73.º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que fecha as portas ao público na próxima segunda-feira, dia 17.

Tal como o modelo anterior, o veículo é produzido em Hethel, Inglaterra, na famosa unidade da Lotus Cars. Se o Speedster anterior se tornou notório por ser um veículo esportivo de bom rendimento, mas com certas limitações, o seu irmão mais novo conta com um motor capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Este “roadster” de motor central está equipado com o propulsor 2.0 Ecotec Turbo que gera 200 cv e é capaz de produzir um torque máximo elevadíssimo de 25,0 kgfm, que se mantém constante a partir das 1.950 rpm. É esta performance que, conjugada com um peso de 930 Kg, permite ao novo Speedster Turbo alcançar um desempenho de superesportivo.

Além da aceleração de zero a 100 Km/h ser conseguida em menos de 5 segundos, os valores das recuperações de velocidade falam por si: dos 80 a 120 Km/h é pulverizada em 5,1 segundos, em quarta velocidade, e em 6,7 segundos com a quinta engrenada. A velocidade máxima ultrapassa os 240 Km/h.

Estilo Batmóvel

O Opel Speedster Turbo possui uma plataforma integralmente construída em alumínio e a carroçaria é feita de fibra de vidro reforçada. Para garantir um comportamento dinâmico excepcional, com grande agilidade, o veículo vem com suspensão especial, maximizando o potencial do sistema independente de triângulos sobrepostos nas quatro rodas, tal qual ocorre nos verdadeiros automóveis de competição.

Quanto à aerodinâmica, houve a inclusão de dois discretos, mas eficientes “spoilers”, um na frente e outro atrás. As entradas de ar foram aumentadas para proporcionar refrigeração mais otimizada.

Para se ter uma idéia do que é nova versão em relação à anterior, a potência que era de 147 cv passa para 200 cv e o novo Speedster Turbo apresenta, entre vários itens, novas rodas de 17 polegadas, uma grade dianteira modificada e um habitáculo redesenhado de acordo com as características esportivas acrescidas do novo modelo.

Voltar ao topo