Smart mostra fotos do seu próximo lançamento

A Smart divulgou as primeiras imagens de seu próximo lançamento, o “Forfour”, que provavelmente será produzido no Brasil, na fábrica da Mercedes-Benz, em Juiz de Fora, Minas Gerais, a partir de 2005, é um projeto inédito, sem similar no mercado mundial.

Um veículo de quatro lugares, para disputar a categoria dos pequenos e que, assim como todos os outros modelos da Smart, deve chegar com célula de segurança Tridion, com duas cores na carroceria e com “design” inovador. O novo carro da Smart medirá 3,75 metros de comprimento e será oferecido no mercado europeu com três opções de motores a gasolina e dois a diesel. Segundo a marca, seu interior promete ser bastante espaçoso, apesar de seu tamanho externo compacto, e começará a ser vendido em 2004, aumentando a família existente: City-coupé, Smart Cabrio, Smart crossblade, Smart Roadster e Smart roadaster-coupé.

A fabricação do novo modelo em Juiz de Fora, poderá gerar 1,2 mil empregos e vem sendo discutida dentro do grupo, que decidiu abrir mão de um modelo da Mitsubishi, marca da qual a DaimlerChrysler detém 37% do controle acionário. No mercado europeu, será encontrado em três versões a gasolina e duas a diesel. No Brasil, poderá ter motor Tritec a gasolina.

A decisão de a DaimlerChrysler fabricar o modelo Smart no Brasil está relacionada com a expansão mundial da marca, hoje predominantemente européia. O carro a ser fabricado na unidade de produção mineira será totalmente novo, com quatro lugares e de quatro portas, diferente dos pequenos modelos de apenas dois lugares que circulam pelas ruas européias esbanjando irreverência. Lá, a Smart chegou a vender 116 mil unidades em 2001, ou seja, quase todos os 120 mil carros produzidos anualmente na fábrica francesa, que conta com 140 setores e de onde sai uma unidade a cada 4,5 horas.

A marca Smart foi formada pela DaimlerChrysler e pela fabricante de relógios Swatch, famosa pelos criativos modelos de pulso. Essa mesma criatividade tem sido empregada nos carrinhos que geralmente são pintados com combinações de cores chamativas, como amarelo e branco ou vermelho e preto. No interior, os instrumentos têm grafismo e ponteiros parecido com os dos relógios, além de girarem no painel.

Voltar ao topo