Smart Fortwo 2013 não é apenas um carrinho

Com algumas mudanças no visual, como novas combinações de cores, grade com elementos em 3D, novas saias e entrada de ar de um elemento só, o Smart Fortwo 2013 chega disposto a provar que não é só um carrinho. Na verdade, quem dirige o carro, principalmente um dos três modelos turbo, de 84 cavalos, nem percebe que ele tem apenas 2,69m, porque o espaço lateral e para as pernas é bom.

Na verdade, o Smart Fortwo quer ser um carro grande para duas pessoas. Um carro suficiente, como enfatiza a campanha publicitária dos modelos 2013. Com a vantagem de estacionar em vagas que os motoristas dos demais carros sequer tentam. Uma pesquisa demonstra que, em São Paulo, a média de utilização de um carro é de 1,4 ocupante, e que 92,6% andam com no máximo duas pessoas. É por isso que a Smart pergunta: “então, para que banco de trás?”

O motor turbo tem potência mais que suficiente para garantir agilidade ao Smart no trânsito urbano principal vocação do carro. Os 84 cavalos tirados do motor de 3 cilindros e 999cc rendem mais que outros motores porque o carro é leve (826 quilos) e não tem direção hidráulica para roubar potência (utiliza direção elétrica). O câmbio automatizado, que também permite a troca de marchas em borboletas atrás do volante, contribui para a redução de peso.

Colocar um carro do nível do Smart Fortwo, completo de tudo, numa estrutura tão curta, foi um desafio e tanto para a engenharia da marca. Um dos poucos senões que se podem aplicar ao veículo é a rigidez da suspensão. Isso faz com que ele pule como um cabrito em pisos irregulares. Essa rigidez, no entanto, foi projetada por questão de segurança.

Os modelos turbo 2013 passam a contar com novo sistema de áudio-navegação multimídia original de fábrica. O equipamento tem tela touchscreen de 6,5 polegadas, e inclui reprodutor de CD, MP3 e DVD, entrada para SD card e conexão Bluetooth para telefone celular e streaming de áudio. O sistema inclui navegação via GPS com mapeamento do território brasileiro, e está totalmente disponível em português.

Ao passar ou estacionado, o Smart Fortwo chama a atenção tanto quanto um bólido esportivo. Não há quem não vire o pescoço para vê-lo e não são poucas as pessoas que sacam do celular para fotografá-lo. Num teste-drive pelas ruas do centro de São Paulo deu para comprovar isso. Não falta, também, quem imagine que o carro não tenha porta-malas. Engano: como não tem banco traseiro, o porta-malas tem 270 litros até o nível dos bancos.

Vendas

As lojas Smart passaram a contar com uma estrutura própria, da venda à pós-venda, dentro de lojas Mercedes. Mas são equipes próprias, especializadas em Smart. Nem todas as revendas Mercedes possuem essa estrutura, mas não existem mais lojas Smart em sedes distintas. O Grupo Daimler considera que a exclusividade não é mais necessária porque a marca já está consagrada.

Apesar das mudanças, a linha 2013 manteve os preços: Smart Fortwo MHD Coupé, R$ 52.500; Smart Fortwo Turbo Coupé, R$ 68.500; Smart Fortwo Turbo Cabrio, R$ 72.500 e Smart Fortwo Turbo Cabrio Tritop, R$ 72.900 – preços públicos sugeridos base São Paulo.

* O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.

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