SLR MacLaren Roadster: F1 de passeio

Recentemente a Mercedes-Benz revelou detalhes da versão Roadster do SLR McLaren. O modelo, que deve chegar ao mercado europeu em setembro, esbanja recursos tecnológicos e abusa da utilização de materiais extremamente leves, o que lhe garante dados de desempenho (no mínimo) invejáveis.

Por se tratar de um modelo praticamente exclusivo, o consumidor terá inúmeras opções de configurar o conversível, escolhendo desde a tonalidade do acabamento interno ao desenho das rodas. Detalhe: os bancos serão feitos sob medida para o motorista e passageiro. Como não poderia deixar de ser, o ar-condicionado é automático "dual-zone" e o som é Bose.

Como a versão do cupê, o Roadster traz o DNA da equipe de Fórmula 1 Vodafone-McLaren-Mercedes. Das pistas para as ruas, a supermáquina é praticamente feita em fibra de carbono e alumínio. Segundo a montadora alemã, estes materiais oferecem a mesma rigidez do modelo cupê, porém com menos peso. O teto (com estrutura de alumínio) é retrátil e pode ser recolhido (ou aberto) a até 200 km/h, graças aos estudos elaborados no túnel de vento. Todo o processo de acionamento da capota é elétrico e demora 10 segundos, de acordo com a Mercedes. Outra boa notícia é que o conversível mantém a abertura das portas para cima, do tipo asa de gaivota.

Se você achava o SLR McLaren uma supermáquina, prepare-se. A Mercedes-Benz lançará, em setembro, a versão "roadster" do superesportivo, mais leve e rápido que o cupê. Equipado com motor AMG V8 5.5 litros biturbo, com 626 cavalos de potência e torque de 79,5 kgfm, o superesportivo tem transmissão automática de cinco velocidades AMG Speedshift R, que o leva da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,8 s. A velocidade máxima é de 332 km/h. Desempenho ainda melhor que o cupê, que chega 320 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4 s.

No que diz respeito à segurança, destacam-se alguns aspectos. A nova configuração conta com sistema de freio com ar comprimido e discos compostos de carbono e cerâmica. As colunas são de aço e reforçadas por duas barras transversais. Tanto o motorista quanto o passageiro são protegidos com "air bags" frontais, para os joelhos e bolsas adaptáveis laterais. Há, ainda, monitoramento eletrônico da pressão dos pneus.

O novo SLR McLaren Roadster, como o cupê, é produzido na fábrica de Woking, Inglaterra. A M-Benz não divulgou o preço do superesportivo, que será revelado posteriormente, com a proximidade de seu lançamento.

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