Peça que tem como função manter a roda fixada ao veículo e também responsável por transmitir o torque da junta homocinética para as rodas, o cubo de roda é fundamental para a segurança no trânsito. “É o cubo de roda que garante o alinhamento do eixo com as rodas e oferece suporte ao disco de freio e tambor”, ressalta Leandro Leite, explica Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

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Segundo Leite, o componente é resistente e possui elevada durabilidade. No entanto, algumas situações podem danificá-lo e diminuir a sua vida útil, como impactos ocasionados em vias irregulares ou esburacadas; excesso de resíduos – lama, poeira, terra e água, pois podem contribuir para oxidação; má qualidade ou modificações na peça; e até mesmo problemas relacionados à instalação do componente. “É preciso ter alguns cuidados na hora da montagem do cubo de roda, como a utilização de ferramentas adequadas, entre elas, chave combinada, soquetes de impacto, sacador chave de roda, medidor de torque angular, porca, torquímetro e aplicador de cubo de roda”, afirma.

O coordenador destaca outro fator que merece atenção. “Ao instalar o cubo de roda, caso acenda a luz do ABS, basta observar que algumas dessas peças possuem o cabo do sistema do ABS integrado, por isso, no momento do manuseio, é preciso cuidado para não torcê-lo ou esticá-lo. Isso pode ocasionar danos no cabo e, consequentemente, na leitura do ABS”, explica.

Indícios que podem apontar problemas no cubo ou rolamento

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Motoristas devem ter atenção há alguns sinais de que o componente pode estar comprometido, entre eles, ruídos metálicos que aumentam com a aceleração ou com a movimentação do carro, vibrações no volante e defeitos no ABS já que pode a falha pode vier do sensor, que está integrado ao rolamento. 

A recomendação é fazer a manutenção preventiva a cada 20.000 km e avaliar as condições dos componentes. (Foto: Divulgação).

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