Série Flash deixa Golf mais esportivo

golf1240806.jpgNo sonho dos adolescentes sempre esteve um VW Golf. Modelo esportivo, com "design" atraente, cor chamativa e detalhes que agradam aos jovens. O modelo, também sempre agradou homens mais velhos, casados, que gostam de esportividade. Mas, ultimamente, os consumidores estavam atrás das versões Flex, ou seja, que podem ser abastecidas com álcool, com gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

golf2240806.jpgE para atender esse público foi que a VW lançou a versão especial Golf Flash, com vários atrativos: motor "total flex", superequipado, inclusive com o sistema de monitoramento por GPS, bom custo-benefício e seguro mais barato (menos de 10% do valor do carro).

A beleza do Golf Flash é realçada pelos faróis dianteiros com máscara negra e pelos frisos dos pára-choques pintados na cor da carroceria. Há duas grades na frente, uma pintada na cor do carro com o logo da VW ao centro e outra preta, na parte inferior do pára-choque. O Golf Flash é oferecido apenas na versão com quatro portas. Com isso, a área envidraçada é bem interessante.

golf3240806.jpgO modelo vem com as maçanetas das portas, as carcaças dos retrovisores e os frisos de proteção lateral pintados na cor da carroceria. Possui, ainda, piscas laterais na cor branca e antena eletrônica no teto. Para completar, a palavra Flash estampada nas portas e rodas de liga leve 6J x 15 montadas em pneus 195/65 R15.

Na parte traseira do Golf Flash, chama a atenção a linha da tampa do porta-malas, que acompanha o desenho das lanternas e desce até a placa de identificação do veículo, e o bonito desenho das lanternas com lentes transparentes. O vidro traseiro é amplo e logo abaixo dele está localizado o grande logo da VW. Embora o Golf Flash tenha todo apelo esportivo, a saída do escapamento não fica aparente.

golf4240806.jpgO painel do Golf Flash é simples, porém funcional e com todos os controles à mão e de fácil visualização. Para deixa-lo mais esportivo os estilistas colocaram acabamento em couro no volante de três raios, nos bancos e parte inferior da alavanca do câmbio. Para mais requinte os instrumentos, console central e puxadores das portas contam com acabamento em alumínio.

Embora o Golf Flash seja uma versão especial, que segundo a Volkswagen, será produzida até o final de 2006, é provável que a empresa repense essa estratégia por conta da boa aceitação do consumidor e pelo número de vendas. (BN)

OLHO CLÍNICO

golf5240806.jpgPor seu apelo esportivo, o Golf Flash chama a atenção por onde passa, como avaliado pelo Jornal do Automóvel, na cor vermelha Ferrari, com pára-choques, retrovisores e maçanetas pintadas na cor do carro, antena eletrônica no teto, calota para rodas de liga leve, friso de proteção lateral na cor da carroceria, piscas laterais brancos e lanternas traseiras com lente transparente.

Consta de sua lista de equipamentos de série luzes de leitura, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, direção hidráulica, porta-copos, porta-óculos no teto e ajuste elétrico da altura do facho dos faróis. Como opcionais, teto solar elétrico, ar-condicionado eletrônico Climatronic e CD player com MP3. Faltaram as pedaleiras esportivas para dar mais charme ao carro.

golf6240806.jpgA versão Flash está equipada com motor EA-111 1.6 Total Flex, que desenvolve 101 cavalos de potência máxima com gasolina e 103 cv quando abastecido somente com álcool, ambos a 5.750 rpm. O torque máximo é de 14,3 mkgf com gasolina e 14,5 mkgf abastecido com álcool a 3.250 rpm. Com essa motorização e a transmissão manual de cinco velocidades, segundo a Volkswagen, acelera de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos com gasolina e 11,4 segundos com álcool, e atinge a velocidade máxima de 187 km/h com gasolina e 188 km/h com álcool.

golf7240806.jpgO Golf Flash, como o próprio nome insinua, é ágil e responde na primeira acelerada. E na verdade, é agradável de dirigir. Como todo bom modelo esportivo, arranca bem nos semáforos, desenvolvendo boa velocidade nas retas e respondendo prontamente nas retomadas. Perfeito para um motor de 1.6 litro. As trocas das marchas são ótimas e o sistema tem um bom escalonamento da transmissão. Sua estabilidade para um esportivo também é boa. Nas curvas agarra bem no asfalto.

E sua economia surpreende.

Vale lembrar que os freios ABS com EBD fazem parte da lista dos equipamentos opcionais e custam nas concessionárias VW R$ 3.300,00. A posição de dirigir é confortável, há uma ampla área envidraçada, que aumenta a luminosidade interna, melhorando a visibilidade. Todos os comandos são de fácil acesso e visualização. E por seus atributos, tem fortes concorrentes no segmento: Chevrolet Astra Confort, Fiat Stilo 8V, Focus GL e Peugeot 307 Presence. O Golf Flash avaliado, na cor vermelha Ferrari, tem o preço sugerido de R$ 52.262,00 nas revendas da marca. (BN)

FICHA TÉCNICA


Motor: dianteiro, 1.6, Total Flex

Cilindrada: 1.599 cm3

Potência máxima: (G) 101,0 cv (A) 103,0 / 5.750 rpm

Torque máximo: (G) 14,3 kgfm – (A) 14,5 / 3.250 rpm

Transmissão: manual de cinco velocidades

Direção: Hidráulica

Freios: disco ventilado na dianteira e disco na traseira

Rodas: 6J x 15

Pneus: 195/65 R15

Dimensões: Comprimento: 4,15 metros

Largura: 1,73 metros

Altura: 1,46 metros

Distância entre-eixos: 2,51 metros

Compartimento de carga: 330 litros

Peso em ordem de marcha: 1173 kg

Carga útil: 550 kg

Tanque de combustível: 55 litros

Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,6 segundos com gasolina e 11,4 segundos com álcool

Velocidade máxima: 187 km/h com gasolina e 188 km/h com álcool

Preço sugerido: R$ 52.262,00

Voltar ao topo