Seat mostra moderna minivan em Frankfurt

Durante o Salão de Frankfurt 2003, que realizar-se-á entre os dias 9 e 21 de setembro na Alemanha, uma das atrações da Seat (marca espanhola controlada pela Volkswagen) será a minivan conceitual Altea, que servirá de base para a versão definitiva do modelo familiar previsto para chegar ao mercado europeu no ano que vem.

Trata-se o primeiro carro da marca a ser desenvolvido em conjunto com a nova divisão da Audi, fundada no início do ano passado. A nova proposta da Seat é uma espécie de mistura entre um monovolume e um esportivo. Batizado de Altea, o modelo deve estrear no Salão de Frankfurt e terá como missão integrar a lista de carros mais vendidos da marca como o Ibiza e o Leon.

Concebido pelo renomado “designer” Walter de Silva, famoso por seus trabalhos na divisão esportiva da Audi, o Altea inaugura uma nova classificação no mundo do automóvel como sendo um MSV (Multi Sport Vehicle). Ele traz como destaque linhas modernas, fluidas e agressivas, uma enorme grade dianteira e rodas largas.

Com linhas que serão aproveitadas na futura minivan, o protótipo chama a atenção pelo arrojo e por detalhes estéticos que se tornaram marcas registradas da marca, como os faróis expressivos (tipo olhos de gato), e ampla grade dianteira com o logotipo “S”. Batizado como MSV (Multi Sport Vehicle), o protótipo é um monovolume e deixa clara sua vocação esportiva pelas rodas de aro 19 com pneus de perfil baixo, que deixam à mostra as pinças de freio.

A modernidade do protótipo também está presente no conjunto mecânico, que inclui motor 2.0 FSI de 150 cv de potência aliado a um câmbio automático seqüencial Tiptronic de seis velocidades, equipado com sistema de injeção direta de gasolina na câmara de combustão. Outro destaque do carro é a estrutura que contribui com a agilidade das manobras, conhecida como DSR (Dynamic Steering Response).

O Seat Altea começará a ser comercializado na Europa a partir de 2004 e, segundo a montadora, as diferenças entre o protótipo que será apresentado no próximo mês em Frankfurt e a versão final são mínimas.

As chances desse modelo chegar ao Brasil são praticamente nulas. As atividades da Seat caíram 97,2% e já circulam rumores e informações de que ela poderá deixar o País.

Voltar ao topo