Scénic 1.6 16V impressiona pela praticidade e resistência

No segmento das minivans, o Scénic produzido pela Renault no complexo instalado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), continua agradando seus proprietários pela praticidade e resistência, com elogios ao seu estilo, embora muitos achem que o mesmo mereça passar por renovação.

O desenho da dianteira do Renault Scénic, mesmo depois de quase três anos de sua reestilização, continua moderno e ainda não cansou o consumidor. Chama a atenção o capô arredondado com os grandes faróis nas laterais de plástico liso. A minivan ganhou muito em estilo e qualidade de iluminação, ao adotar novos faróis com lâmpadas e refletores mais eficientes. A frente ficou mais imponente com as novas grades separadas pelo emblema da marca.

Integradas a esse conjunto e confeccionadas em plástico transparente estão as luzes indicadoras de direção. Completam o visual as faixas de proteção nas laterais e as maçanetas das portas pintadas na cor do carro, e as rodas de liga leve com desenho exclusivo. Para a linha 2004 foi criada nova antena de teto e o pára-brisas agora é degradê.

Como a dianteira, a traseira também chama a atenção e seu desenho continua moderno. O pára-choque é envolvente e arredondado. As luzes de neblina redondas foram incorporadas às novas lanternas lisas e transparentes. Na versão Privilège destaca-se o aerofólio integrado à tampa do porta-malas com o “brake-light” acoplado. Este acomoda 410 litros de bagagem, podendo chegar a 1.800 litros com os bancos rebatidos.

No interior do Scénic os ocupantes encontram conforto e contam com boa área envidraçada. Na lista de equipamentos há direção hidráulica, “airbag” duplo, apoio de braço entre os bancos dianteiros, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, computador de bordo e desembaçador e limpador do vidro traseiro e faróis de neblina.

Há, ainda, mesas do tipo avião nas costas dos bancos dianteiros, quadro de instrumentos com fundo branco, porta-óculos no lado do motorista, regulagem elétrica dos faróis, vidros e travas elétricas, rádio com CD player com comando satélite na coluna de direção e sistema de travamento automático das portas a partir de 6 km/h. E espaço é o que não falta aos passageiros, principalmente aos de trás, mesmo para aqueles com pernas mais longas. (Bispo Neto)

OLHO CLÍNICO

Nota-se de imediato, que existe uma grande diferença em relação à concorrência quanto ao interior do Renault Scénic. Essa sensação é completada pelas formas harmônicas, pelo acabamento impecável e pela alta tecnologia e praticidade dos equipamentos. O interior ainda é recheado de porta-trecos. E uma gaveta embaixo do assento do banco do carona, permite que se guarde documentos e CDs.

A posição mais elevada garante não só maior conforto ao dirigir, como maior domínio de tudo o que acontece tanto dentro quanto fora da minivan. O volante possui regulagem de inclinação e o painel tem instrumentos bem localizados, a não ser a indicação de marchas do câmbio, que às vezes fica escondida conforme a posição do volante. O ideal é que essa indicação ficasse no console, ao lado da alavanca seletora de marchas. Os vidros elétricos possuem comandos nas portas, local onde também está localizado o controle dos retrovisores externos.

Ao rodarmos com o Renault Scénic 1.6 16V Automático Expression, notamos que a minivan continua com a boa estabilidade e dirigibilidade verificadas em outras versões e que o motor responde muito bem em situações de pouca carga e em regiões serranas.

Seu motor 1.6, dotado de 16 válvulas, gera 110 cv de potência, 15,1 kgfm de torque, para movimentar 1.280 kg de peso da minivan, sem os passageiros. Normalmente, o câmbio automático faz com que o Scénic necessite mais potência para compensar o conversor de torque da caixa de câmbio e isso é bastante notado neste Renault.

Conhecido como Proactive, o câmbio de quatro marchas vem com sistema de monitoramento eletrônico. Ele possui um dispositivo que identifica a forma de direção do motorista (mais agressivo ou mais econômico) além de botão que ativa a forma ainda mais esportiva de condução. São nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva, segundo a Renault. Para conseguir maior desempenho do Scénic 1.6 Automático, há necessidade de se forçar mais a aceleração, o que gera um consumo mais acentuado na minivan. Em média, conseguimos menos de 8 km/litro na cidade e algo em torno de 10 km/litro na estrada, dirigindo de forma econômica, mas com carga total (cinco pessoas mais bagagem). O Scénic 1.6 com 16 válvulas Automático custa R$ 48.252,00 na versão Expression e R$ 56.326,00 na Privilège.

Voltar ao topo