Scania lança nova opção para ônibus “articulado”

Com capacidade para transportar mais de 130 passageiros, o chassi para ônibus articulado F94 HA6x2/2 é a nova opção da Scania para as linhas urbanas com alta demanda. O veículo sai de fábrica montado com articulação, pronto para o encarroçamento, e apresenta motor de 300 cavalos que já atende às exigências de emissão de poluentes da nova fase do Conama (Euro III), a serem aplicadas no Brasil em 2004.

Com o F94 articulado, a Scania passa a oferecer soluções de transporte urbano de passageiros para todas as aplicações. Antes, o ônibus Scania com terceiro eixo direcional e carroceria de quinze metros era o seu maior veículo, acomodando até 100 passageiros.

Para facilitar o tráfego no anda-e-pára do transporte urbano, o motor do F94 articulado apresenta alto torque em baixas rotações. Injeção eletrônica de combustível, tampas dos cabeçotes em plástico e limitador de velocidade completam esse novo motor de 9 litros. A caixa de câmbio é automática e incorpora conversor de torque e freio hidráulico auxiliar (retarder), controlando eletronicamente a troca de marchas. O eixo de tração apresenta redução nos cubos das rodas para maior força e a suspensão traseira é pneumática, oferecendo melhor conforto.

A articulação do F94, que une o chassi dianteiro ao traseiro, tem um sistema que transfere para o piso apenas metade da velocidade com que o ônibus faz as curvas, proporcionando mais segurança aos passageiros. Para maior estabilidade do veículo, o ângulo de giro da articulação é limitado em 52 graus, graças a um sensor que envia uma mensagem ao motorista para correção das manobras. O procedimento impede que uma manobra submeta a articulação a esforços demasiados.

Voltar ao topo