O Salão Duas Rodas 2009, encerrado na última segunda-feira (12) no Anhembi, em São Paulo, mostrou ao público atrações, novos modelos de motocicletas, equipamentos de segurança e acessórios para motos e motociclistas.

A 10ª edição contou com 443 expositores, ofereceu aos visitantes uma grande área externa com “test-drives”, “show” de “motocross freestyle e wheeling”.

Subsidiária brasileira do China South Group, que entre outras marcas produz as motos Jialing, a Traxx apresentou uma nova motocicleta urbana e utilitária para o mercado nacional: a Work 125. Chamada de “pé-de-boi” pela própria empresa, a Work 125 tem motor de 133 cm³, 11,2 cv de potência máxima e atinge 95 km/h de velocidade máxima. Até o fim do ano, a nova Work estará nas concessionárias da marca.

Ocupando grande área na rua principal do Salão, a Yamaha instalou-se em frente ao estande da rival Honda.

Bem montado e temático, a marca dos três diapasões mostrou algumas atrações.

As estrelas do seu estande foram à nova Yamaha YZF R1 2010 e a nova V-Max, de 200 cv de potência máxima.

No segmento de baixa cilindrada, a Yamaha reservou uma surpresa aos motociclistas fãs de futebol: quatro YBR 125 Factor pintadas nas cores de Corinthians, Palmeiras, Portuguesa e Santos.

Kasinski, a marca recém-adquirida pela CR Zongshen, “joint venture” sino-brasileira, apresentou novos modelos no Salão Duas Rodas 2009. Teve como principal destaque a nova custom Mirage 150 cc. Equipada com motor Piaggio Zongshen, o novo modelo tem rodas de liga leve e freio a disco apenas na dianteira.

Apesar da desconfiança que ronda o futuro da Sundown no mercado de duas rodas neste ano de crise e queda nas vendas, a fabricante mostrou novidades, como o belo “scooter” Outlook com motor de 150 cc com refrigeração líquida que produz 13 cv de potência. Equipado com câmbio automático (CVT), um dos diferenciais do Outlook são suas rodas aro 16 polegadas. As novas STX com motor de 125cc e as novas versões das STX 200 também fizeram sua aparição no Salão.

Mesmo fazendo mistério, a marca japonesa Kavasaki, apresentou boas surpresas. Entre elas a ER-6n, lançada ano passado no mercado internacional, e que chegará no primeiro trimestre de 2010 fabricada no Brasil.

Depois de lançar a CUB Zig e o Smart 125, a Dafra apresentou a Apache RTR 150, fruto da parceria com a empresa indiana TVS. A Honda não mostrou nada de novo, nem mesmo a tão esperada Transalp XL 700V.

No meio de sua renovada, e conhecida linha 2010, uma moto de concepção futurista chama a atenção. A EVO6 foi apresentada no Salão de Tóquio de 2007. Em nossas próximas edições mostraremos os modelos que mais se destacaram no Salão Duas Rodas 2009. (BN)