Salão do automóvel de Detroit 2008 abre sábado

Audi apresenta o novo esportivo TTS

auditts01170108.jpgEsportivo da Audi promete ser a sensação do verão europeu. Mais uma novidade da linha de seus carros esportivos: o Audi TTS, ?top? de linha dos modelos TT. O novo carro, está sendo apresentado no Salão de Detroit e deve chegar às concessionárias da Europa em meados deste ano.

Como novidade o novo Audi TTS ainda traz a mais alta tecnologia Audi em sistemas ?Magnetic Ride?. O recurso possibilita o condutor escolher dois modos de direção: ?Padrão?, para uma direção confortável e balanceada; e ?Esporte?, que aciona a suspensão esportiva do veículo, deixando a carroceria 10 milímetros mais baixa e oferece uma direção mais dinâmica e veloz.

auditts03170108.jpgOs passageiros do Audi TTS são muito bem acomodados e têm à disposição recursos de aquecimento e ajuste de altura. O ?cockpit? é desenhado contornando por completo o condutor, mais uma marca registrada dos esportivos Audi.

Seu painel tem o fundo todo em cinza e seus medidores em branco. Os pedais são em alumínio e seu volante multifuncional é todo revestido em couro. Seu sistema multimídia inclui uma função especial capaz de cronometrar as voltas realizadas durante uma corrida.

Movimenta o novo esportivo da Audi o premiado motor 2.0 TFSI, que combina com perfeição a tecnologia Audi de injeção direta eletrônica com ?turbocharger?. Com potência de 272 cavalos de potência e torque de 350 Nm, o novo Audi TTS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e tem velocidade máxima limitada de 250 km/h. Terá duas versões: a tradicional Coupé e a Roadster (conversível).

auditts02170108.jpgOs consumidores podem optar pelo recurso de câmbio S tronic, que opera utilizando seis marchas e duas embreagens posicionadas uma atrás da outra. Em alta velocidade, é possível alternar as marchas em apenas 40 centésimos de segundo. O sistema ainda disponibiliza dois modos de operação automática: Normal e Esporte.

A alta performance do Audi TTS deve-se também à tecnologia de sua carroceria híbrida, que combina dois diferentes tipos de material. A parte traseira é constituída de aço, enquanto as demais são constituídas por alumínio da tecnologia ASF Audi Space Frame, que otimiza a distribuição dos eixos e reduz o peso total do veículo.

O Audi TTS, ?top? de linha dos modelos TT é uma das atrações do estande da montadora alemã no Salão de Detroit 2008, que na última segunda-feira (13), abriu suas portas à imprensa especializada internacional.

Novo Passat CC estréia em Detroit

novopassat01170108.jpgCom o lançamento mundial exclusivo do Passat CC quatro portas na 92.ª edição do Salão Internacional do Carro de Detroit deste ano, a Volkswagen comemora a chegada do Ano Novo. O novo Volkswagen abraça as diferenças. Trata-se de um cupê, mas com quatro portas, que oferece excelente conforto e ao mesmo tempo puro dinamismo. O interior é esportivo, porém bastante confortável e espaçoso.

A carroceria foi inteiramente redesenhada e cativa com sua silhueta de linhas fluidas. O teto estende-se em raio plano desde o pára-brisa até a traseira. Um dos traços característicos do design é a acentuada linha arqueada que corre pelas laterais, logo abaixo das janelas e acima dos arcos das rodas dianteiras e traseiras. Outra novidade é o teto panorâmico de vidro que aumenta a sensação de espaço e proporciona vista para cima.

O Passat, sucesso comprovado há mais de três décadas, forma a base técnica do primeiro cupê quatro portas da Volkswagen. O Passat CC vem equipado exclusivamente com motores de injeção direta de última geração (160 cv a 300 cv). Os motores a gasolina (TSI e FSI) atendem tanto à norma européia de emissões EU 4 quanto à ULEV2 dos EUA, respectivamente.

novopassat02170108.jpgA esportividade típica de um cupê associa-se ao conforto de um sedã topo-de-linha por intermédio do ajuste automático do trem rolante, o Dynamic Drive Control (Controle Dinâmico de Condução).

Seu sistema de direção inteligente inclui o recurso ?lane hold assist? (assistência de manutenção de faixa), inédito no mundo para esta classe de automóvel: ao detectar uma saída inadvertida do traçado na pista, o recurso ajuda o motorista a manter o controle do veículo mediante correção automática de direção.

Os principais mercados para este automóvel são América do Norte, Europa Ocidental e Japão. Produzido na fábrica de Emden, na Alemanha, o Passat CC será lançado inicialmente na Europa, no segundo trimestre de 2008. No último trimestre será comercializado nos EUA e Canadá, sendo lançado mais tarde no Japão.

GM mostra o Corvette ZR1 em Detroit

corvette04170108.jpgCom o Corvette ZR1 2009, motor V8 de 620 cv de potência, a Chevrolet entra no mundo dos supercarros. Tanto que a General Motors está apresentando no Salão de Detroit 2008, um supercarro que traz tecnologia e refinamento, no modelo mais potente produzido pela montadora americana em toda a sua história.

O ZR1 é instantaneamente reconhecido, com a característica mais identificável: um capô saliente de fibra de carbono que ostenta uma janela transparente de policarbonato. A janela deixa a mostra o ?intercooler? do motor, com a frase ?LS9 SUPERCHARGED? gravada em ambos os lados, e um revestimento do motor com o logo de bandeiras cruzadas do Corvette impresso na frente.

corvette03170108.jpgPára-lamas dianteiros largos de fibra de carbono com duas ventilações inferiores, e grande spoiler traseiro da cor da carroceria incorporando no centro a lâmpada de freios montada no topo, também são exclusivos do ZR1. Todas as características exteriores do carro foram desenvolvidas para aumentar a estabilidade em altas velocidades e o controle direcional.

O novo motor LS9 6.2L ?small-block? (bloco-pequeno) é a central de energia que proporciona todo o desempenho do ZR1. O grande diferencial do desempenho e refinamento do LS9 é um ?supercharger? grande, do tipo Roots, com um novo design de quatro rotores. Está equipado com um sistema de resfriamento integrado (?intercooler?) que reduz a temperatura de ar de entrada para máximo desempenho.

corvette02170108.jpgUma sexta geração de ?supercharger? desenvolvida pela Eaton ajuda o LS9 a produzir grande potência e torque a baixas rotações, puxando ar o suficiente para ajudar o motor a manter a potência durante os níveis mais elevados de rotação do motor. Componentes alternativos leves e de alta resistência permitem o desempenho confiável.

Montado manualmente no Centro de Construção de Desempenho da GM em Wixom, Michigan, o LS9 incorpora processos especializados tipicamente vistos em motores de corrida para produzir um produto altamente refinado e preciso.

Painel do teto de fibra de carbono equipa o Corvette ZR1, assim como, arco de teto e molduras das caixas de rodas e spoiler traseiro único. E seu conjunto de instrumentos específicos com medidor de aceleração (também visível no ?display head-up?), projeta as informações no pára-brisa e leitura de velocímetro de 370km/h.

?O objetivo da Chevrolet com o novo ZR1 é demonstrar o que um supercarro é capaz de proporcionar a um preço menor que carros exóticos que custam duas, três ou quatro vezes a mais – e faz isso com uma forma brilhante,? afirma Ed Peper, gerente-geral da Chevrolet EUA.

Hummer HX também no salão

hummer01170108.jpgTudo começou na década de 1990, quando o finado H1 se tornou o veículo-símbolo da Guerra do Kuwait. Pouco depois, ganhou versão civil e derivada, cada vez menor. Primeiro foi o H1. Em seguida o H2. Depois o H3. E agora, o modelo que poderia ser denominado é mostrado como HX, por ser considerado carro-conceito. A nova versão do Hummer lançada pela General Motors, a HX Concept, é uma das principais estrelas da marca na 92.ª edição do Salão de Detroit 2008, que abriu suas portas domingo último, à imprensa especializada internacional.

hummer03170108.jpgTrata-se de um jipão de duas portas com carroceria de peças encaixáveis e removíveis. O teto pode ser removido, assim como as portas, os pára-lamas e a tampa traseira. Seus faróis são de e as lanternas usam.

Desenvolvido por três jovens designers (David Rojas, Min Young Kang, y Robert Jablonski), recentemente incorporados ao departamento de estilistas da General Motors, o protótipo tem interior baseado nas soluções empregadas em aviões.

hummer02170108.jpgComo todos os Hummers, a tração é permanente nas quatro rodas, mas o conceito conta ainda com diferencial de travamento dianteiro e traseiro. Segundo a GM, o objetivo é atrair a atenção de consumidores mais jovens, ou que pelo menos se sintam assim.

Menor que o H3, o Hummer conceito mede 2,05 metros de largura, 2,61 m de distância entre-eixos, 4,34 m de comprimento e 1,82 m de altura. Equipado com câmbio automático de seis marchas, que é acoplado ao motor V6 3.6 litros com comando variável de abertura de válvulas (VVT) e injeção direta de combustível, o Hummer HX tem 308 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque. Outro item importante é o fato de o HX poder ser abastecido com etanol e gasolina.

Toyota A-Bat Concept em Detroit

toyota01170108.jpgPicape movida a bateria e a gasolina será mostrada pela Toyota no Salão do Automóvel de Detroit, EUA. A montadora japonesa parece não querer mostrar no design de seus próximos veículos a austeridade oriental. Pelo menos é a conclusão a que se chega ao ver pela primeira vez a Toyota A-Bat Concept, considerada uma ?picape pequena? pela montadora – talvez por ter a estréia programada para o Salão de Detroit. O termo é adequado diante dos enormes SUVs e veículos com mais de 5 m que estarão na mostra americana.

toyota02170108.jpgEquipada com tecnologia híbrida (é movida a gasolina e a eletricidade), a picape A-Bat Concept, segundo a Toyota, marca o retorno da montadora à sua origem de construção de utilitários compactos. Produzida para o uso diário e para os fins de semana, o modelo foi desenvolvido na base norte-americana de pesquisa e desenvolvimento da marca, na Califórnia, e conta com rodas de 19 polegadas.

toyota03170108.jpgConstruída com estrutura monobloco (quando a maioria dos picapes ainda utiliza chassi), a A-Bat Concept poderá inspirar uma versão de produção, que competiria com a Honda Ridgeline, modelo de sucesso da rival japonesa nos EUA.

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