Salão do Automóvel abre as portas hoje

Nesta quinta-feira (19), o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo (SP), abre suas portas para o público.

Os salões ajudam a contar a história da indústria automotiva no país, e é isso o que as montadoras fazem levando seus carros (nacionais ou importados), a fim de que o público conheça melhor seus produtos.

O 24.º Salão do Automóvel de São Paulo, que se realiza no Anhembi, na capital paulista, reúne o que há de melhor na indústria nacional e internacional. Esportivos, supermáquinas e carros para todos os gostos e bolsos. Vale a pena visitar o Salão para aproveitar melhor tudo o que o evento oferece sobre duas e quatro rodas.

Mustang Shelby GT500

A Renault, que tem fábrica instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, além dos veículos normais de linha, relança o Novo Mégane e mostra ao Mégane Grand Tour, que será produzido no Paraná em 2007. O estande da GM do Brasil destaca o Prisma, sedã derivado do Celta. Um projeto totalmente brasileiro com motor 1.4 que desenvolve até 97 cavalos de potência. Importados e o "concept car" Camaro.

No estande da Ford a novidade é o EcoSport automático, veículo que o consumidor gosta por seu jeito de jipe, mas que usa na cidade e não na lama. O protótipo Fairlane e o Mustang Shelby GT500, carro que dificilmente você verá depois do Salão. A Volkswagen mostra o novo Polo Sedan, o Polo GTi, o conversível Eos, o Beetle Consertible e o SpaceFox e carros de sua linha.

Até o encerramento desta edição, a Fiat não tinha confirmado o lançamento da nova geração do Palio. Mas em seu estande mostra os aventureiros Idea Adventure, Doblò, Palio Weekend e Strada. Mas como a Fiat comemora 30 anos de Brasil, surpresas são aguardadas. A Peugeot mostra no Anhembi dois carros inéditos: a perua 206 Escapade e o sedã 407 cupê. No mais, estão por lá o 307 sedã e o carro-conceito (ou triciclo) 20Cup, desenvolvido para correr em Le Mans. A Citroën também chega com força, trazendo os importados C4 VTR e Picasso, além do sedã de luxo C6.

Finalmente, a Honda mostra a versão flex do Fit e o esportivo Civic Si, além de seu carro de Fórmula-1. São muitas novidades para incluirmos nesta matéria. Mas imagine uma rua com vitrines com Ferrari, Jaguar, Mercedes, Porsche, BMW, Audi, Alfa Romeo e outros mais. Assim é o Salão do Automóvel de 2006, uma verdadeira fábrica de sonhos. Neste ano o Salão conta com a presença de cerca de 140 expositores e mais de 30 montadoras. Eles ocuparão os 100 mil m2 do Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, cujos detalhes estaremos publicando em nossas próximas edições. (BN)

Camaro é atração da GM

ja10c.jpgCombinação perfeita entre "design" arrojado e um desempenho notável caracteriza o conceito do Chevrolet Camaro, que está em exibição, como uma das grandes atrações da Gm do Brasil, no estande Chevrolet neste Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2006. O modelo exposto será produzido em série a partir de 2008 e estará a venda em 2009.

Exatamente igual ao Camaro Conceito revelado no último Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro de 2006, o modelo exposto tem como objetivo principal de seus criadores recapturar o espírito de um dos mais populares cupês esportivos mundiais de todos os tempos, surgido na década de 60, e redefine o Camaro para as novas gerações de aficionados.

ja10b.jpgÍcone americano

Coube ao próprio presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciar que a empresa irá construir uma versão totalmente remodelada do cupê esportivo Camaro da Chevrolet, com base no conceito ganhador que roubou a atenção do tradicional Salão do Automóvel Internacional Americano deste ano. O fato acendeu a paixão dos entusiastas por carros em todo o mundo desde então – até os consumidores impulsivos que fizeram pedidos e enviaram cheques na esperança de fazer depósitos antecipados.

ja10a.jpgO Conceito Camaro personifica o desempenho e a paixão que fizeram da primeira geração do modelo um dos carros mais procurados pelos colecionadores, A grade dianteira proeminente e a saliência do capô nos remetem à potência do motor V-8 inspirado no Corvete. Grandes rodas e pneus evidenciam freios de alto desempenho e os formatos proeminentes de pára-lamas indicam que o Conceito Camaro tem a direção e frenagem para acompanhar o trem de força.

Em seu habitáculo o Camaro abriga entre formas de pára-lama definidos agudamente, um elemento de projeto inspirado pelos aviões de combate e no novo Corvette. E como qualquer veículo de alto desempenho, o projeto limpo e determinado é parte integrante da estética. O capô longo, plataforma curta e posição larga do Conceito Camaro não deixam dúvidas: trata-se de um carro de desempenho forte. Estes aspectos são suportados por um motor V-8 em alumínio de 400 cv, transmissão manual de 6 velocidades e um sofisticado chassis com suspensão independente nas 4 rodas.

Outro destaque do estande da GM é o recém-lançado Prisma, que complementa a linha de sedãs da linha Chevrolet.

Maior estande é o da Volks

ja10x.jpgDetalhes sobre suas principais atrações no Salão do Automóvel, entre os dias 19 e 29 de outubro, em São Paulo (SP), foram divulgadas pela Volkswagen há poucos dias. O destaque do estande da marca alemã é o novo Polo, disponível nas versões "Hatch" e Sedã, cujo início das vendas coincide com a abertura do Salão do Automóvel.

A versão com apelo "off-road" da perua é apresentada na mostra como conceito, pois só chegará ao mercado no segundo trimestre do ano que vem. Segundo Paulo Kakinoff, diretor de marketing e vendas da Volks, o nome do carro ainda não é definitivo. "No Salão, pediremos sugestões ao público, e podemos considerá-las na eventual escolha de um novo nome para o modelo", afirma o executivo. Os detalhes sobre o SpaceFox Crossover só serão revelados hoje, após a abertura do evento.

Dentro da linha fora de estrada, a VW mostra também a versão W12 do Touareg, à venda no Brasil a partir do ano que vem, e o protótipo Concept T. Revelado na edição 2004 do Salão de Detroit (EUA), o modelo conceitual fornece bases para a linha de produtos 4×4 da montadora, como o Touareg e o futuro Tiguan. Para os que gostam de esportividade, a VW promove estréia nacional do Polo GTi, com motor 1.8 Turbo, de 150 cavalos, inspirado na versão com carroceria duas portas. Paulo Kakinoff informou, que as vendas do modelo em nosso mercado começam na abertura do Salão. Como é importado da Europa, o Polo GTi será comercializado por encomenda. Na linha executiva, a VW apresenta as versões V6 do Passat e Passat Variant, que chegam em 2007. O jipão Touareg Sport, com motor W12 será atração. Outro modelo que deve chamar atenção é o Eos, conversível lançado na Europa em março. Suas vendas no Brasil podem começar no ano que vem.

A Volkswagen promoverá durante o Salão deste ano, diversas atividades em seu estande de 4.450 metros quadrados, o maior da mostra. Haverá espaço exclusivo para mulheres, com palestras e desfile de moda da grife Iódice. As crianças poderão se entreter no Espaço Kids, cujo destaque é a presença de simuladores. Assim como no ano passado, serão realizados "shows" de música diários, desta vez com a presença de artistas como Nando Reis, Luiza Possi, Luciana Mello e Wilson Sideral. E para completar, está em exposição no estante, um Beetle Covertible e uma releitura do Fusca Conversível, lançado em 2003.

Voltar ao topo