Salão do Automóvel 2004 terá muitas novidades

O que este ano ainda nos reserva e o que se pode esperar para 2005?

As montadoras de veículos fazem planos e seguem as tendências, de acordo com pesquisas de mercado, para enfrentar a concorrência. E pelo que temos visto, a “moda” dos monovolumes segue firme, uma vez que caiu no “gosto” do consumidor brasileiro.

Quem ainda não tinha um monovolume para vender, como Fiat e Volkswagen, por exemplo, dentro em breve passará a tê-lo. Por isso, permanece a tradição nacional dos sedãs chamados três volumes. Seguindo a concorrência, a Ford e Renault entram na onda dos “flex fuel” (veículos movidos a gasolina, álcool ou a mistura de ambos em qualquer proporção). E a VW lança o Gol Rali e CrossFox, seguindo o ritmo “aventureiro”.

Mas as novidades chegam em outubro próximo, com Salão do Automóvel (São Paulo): o Fiesta sedã, derivado do novo Fiesta hatch, que será produzido na fábrica de Camaçari (BA). E certamente os motores “flex” passarão, aos poucos, a equipar toda a linha. E também deverá se apresentada ao público a nova picape Courier. É o que se comenta. A Ford não confirme e nem desmente.

Jornalistas especializados mineiros comentam que a Fiat está testando nas proximidade de Belo, o Idea, monovolume, que deverá chegar ao mercado no próximo ano. Ou quem sabe, poderá ser uma das atrações do estande da montadora de Betim (MG), no próximo Salão do Automóvel. Ele vem para competir com Meriva (da GM), Fit (da Honda) e Classe A (da Mercedes). O motor deverá ser o mesmo do Meriva (1.8), que já equipa a linha Palio, além das possibilidades de uso do motor 1.3 Fire.

A montadora italiana instalada em Minas Gerais também foi flagrada testando um possível Uno Mille Adventure, que teria suspensão mais elevada e pneus tipo misto terra/asfalto. Novidade originária de tendência do mercado mundial. E a montadora cearense Troller planeja lançar a picape Pantanal, com as opções de cabines dupla e simples, 4×2 e 4×4. Outra novidade para o Salão do Automóvel 2004. Vamos aguardar…

Voltar ao topo