Saiba como anunciar o seu carro na internet

Dados de uma pesquisa desenvolvida pelo MercadoLivre Classificados, em parceria com a Oh!Panel, que contou com a participação de aproximadamente quatro mil internautas brasileiros, mostram que 96% dos respondentes que pretendem comprar um carro recorrem à internet para pesquisar modelos, preços e especificações.

As vantagens de se anunciar na internet são muitas. Em sites de classificados como o MercadoLivre, por exemplo, são ainda maiores, uma vez que a plataforma concentra um tráfego qualificado de 85,7 milhões de usuários cadastrados. A internet também possibilita que o anúncio fique disponível pelo tempo que o anunciante desejar. Para que o anúncio tenha uma visibilidade maior e se destaque mediante tantos outros, Caio Ribeiro, gerente sênior do MercadoLivre Classificados e Novos Negócios, dá algumas dicas de como os interessados em vender seu carro seminovo ou usado devem proceder na hora de anunciar os veículos.

1. As fotos do veículo tem o papel de aproximá-lo aos potenciais compradores, por isso tudo deve ser fotografado. Para que as imagens fiquem boas, o carro deve estar limpo, em um ambiente amplo, com iluminação natural e somente ele deve aparecer nas imagens. O MercadoLivre Classificados permite que o vendedor publique até 6 fotos, que devem estar com aproximadamente 800 pixels para uma melhor visualização do veículo, além de um vídeo do carro.

2. Dicas de como fotografar seu carro:
n Poste uma imagem do melhor ângulo do carro, que é o dianteiro lateral. Centralize o carro na imagem e certifique-se que ele aparecerá por inteiro na foto;
n As duas laterais do veículo também deverão aparecer de forma centralizada na imagem para que o interessado tenha uma visão geral do veículo anunciado;
n A traseira do veículo deve aparecer por inteira e de forma centralizada na foto;
n A parte interna do veículo deve ser fotografada a partir do banco do motorista, mostrando o volante, o banco do motorista e o de passageiros. O painel também deve ser fotografado, de preferência com o carro ligado;
n Não pode faltar uma imagem do motor;
n Imagens com close nos pneus e nas características especiais (navegação na tela, teto solar, DVD, botões de rádio) também ajudam bastante na escolha dos compradores.
n O vídeo deve conter cenas do veículo por fora, em 360 graus, de forma que ele apareça por inteiro, as mesmas regras utilizadas nas fotos valem aqui, e caso o vendedor queira, pode também comentar sobre o carro.

3. A descrição do veículo é um dos passos mais importantes no processo de venda e deve conter todas as informações relevantes sobre o carro. Não podem faltar dados exatos sobre o estado de conservação do veículo – possíveis amassados ou arranhões devem ser relatados, de preferência com o valor do custo para o conserto. Outras informações imprescindíveis são: opcionais do carro, quilometragem, tempo de utilização do veículo, revisões e reparos realizados.

4. O preço deve ser competitivo e estar de acordo com a média do mercado. Para definição do preço do veículo, utilize referências de mercado como a Tabela Fipe. Pesquisar preços de outros anúncios de modelos similares também é importante para descobrir quanto o mercado está disposto a pagar e, assim, oferecer um valor competitivo e atrativo. Caso exista algum adicional no carro que encareça o preço final, essa informação deve estar explícita na descrição.

O atendimento aos interessados em comprar o carro deve ser feito prontamente. Ao entrar em contato, os compradores esperam ser respondidos em poucos minutos, por isso é recomendável incluir o número de telefone, e-mail e o horário ideal para o contato, assim o anunciante será contatado somente no momento em que estará hábil a esclarecer as dúvidas.

Para uma venda segura, é importante realizar uma revisão completa dos principais itens do carro. Conferir se o óleo de motor, freio, pneus e parte elétrica estão em boas condições. E para comprovar a boa proced&,ecirc;ncia do veículo, ter em mãos uma perícia automotiva, com um laudo com todas as informações e histórico do carro.

O visual do carro na hora do encontro com o comprador é fator decisivo na hora da venda. O anunciante deve apresentar o carro lavado, polido e higienizado. Deixar o carro como original também é uma forma de mostrar boa conservação. Então acessórios que modificam o visual do carro, como aerofólios, spoilers e adesivos devem ser removidos.

O encontro é o momento em que o anunciante tem a oportunidade de fechar negócio com o comprador. Para garantir a segurança da negociação, é recomendado marcar o encontro em um local movimentado e ter em mãos o relatório de condições do veículo.

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