Rinspeed Bedouin é um carro conceito multiuso

De frente parece um Porsche 911, e de traseira, uma perua. Mostrado como conceito no Salão de Genebra 2003 pela suíça Rinspeed (criadora de ousados projetos como o Advantige R One e o Tatooo.com), o Bedouin (beduíno) mostra que versatilidade é com ele mesmo. Ao toque de um simples botão, o modelo para apenas duas pessoas se transforma em um quatro lugares.

Isso é possível graças à carroceria auto-ajustável que compõe sua parte posterior. Com o toque de um botão, ele pode ser transformado de uma picape esportiva para dois passageiros num esportivo para quatro passageiros. O espaço ganho nessa transformação também pode ser usado como área de carga fechada, mantendo os bancos traseiros recolhidos.

A seqüência de transformação começa com todo o teto sendo levantado eletricamente. A parte da frente do teto se dobra e se transforma na janela traseira e a parte de trás do teto vira o assoalho da área de carga.

“Com o Bedouin nós quisemos mostrar que há muito potencial criativo relativo a veículos multiuso”, revela Frank M. Rinderknecht, chefe da Rinspeed AG. Com isso é possível aumentar o espaço de carga ou de ocupantes sem problemas.

Mas o que chama a atenção é a semelhança com os Porsches, pois a plataforma e muitos elementos de estilo do Bedouin vêm do atual 911, com a plataforma 4×4 do 996 e uma inédita motorização a gás natural. A única opção de câmbio é o manual de 6 marchas.

O motor também vem da Alemanha: um “boxer biturbo” de 6 cilindros contrapostos, 3.6 litros, com quatro válvulas por cilindro muito comum na Europa, desenvolve 426 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 57 m.kgf a 2.700 rpm. Isso garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

Com tração nas quatro rodas, o Bedouin utiliza pneus 255/55 na frente e 285/50 na traseira em rodas de 18 polegadas. O luxo fica garantido com muito couro marrom “à Porsche” e o desenho interno segue o esportivo alemão, com painel e portas idênticos.

O logotipo da Rinspeed foi gravado a laser nos bancos. E para a diversão de todos, toca-DVDs e monitores de sete polegadas completam a versatilidade deste esportivo nada convencional.

Voltar ao topo