Revise seu carro antes de sair para a estrada

As férias de julho chegaram. Se o automóvel vai ser fundamental ao passeio a recomendação dos técnicos é, antes de “pegar a estrada”, ter certeza de que ele está em perfeitas condições.

A primeira e principal providência, executar uma revisão geral no veículo seguindo orientação do fabricante. “Esta é a melhor forma de se preservar a segurança. É comum não se fazer manutenção do carro após o prazo de garantia. O fabricante, no entanto, sabe da durabilidade de certos componentes, que podem ser afetados pela fadiga depois de determinada quilometragem”, declarou à reportagem de O Estado Victor Massulo Jr, gerente de Assistência Técnica da Luson, revendedora Volkswagen da Avenida das Torres.

Segundo Victor, o erro mais comum cometido pelo motorista brasileiro é permitir que pessoas não-habilitadas façam as manutenções preventivas ou corretivas em seus veículos. Com isso, ele deixa a oficina certo de que está tudo em ordem, mas corre o risco de não só dobrar as despesas de manutenção ou reparos como a de se expor a acidentes.

A vantagem de se procurar a rede autorizada, disse Massulo Jr, é que ela oferece pessoal treinado, ferramental e equipamentos de última geração, e um esquema da distribuição de peças de reposição para atendimento mais rápido ao consumidor em geral.

Recomendacões

Partes do carro que precisam, obrigatoriamente, ser verificadas: pastilhas e lonas de freio; amortecedores; barras e terminais de direção; estado e lubrificação dos rolamentos de roda; emissão de gases do escape; folgas gerais na suspensão; nível da solução da refrigeração (aditivo de radiador; nível do óleo do motor, do sistema de freios, da caixa de câmbio e, do estado dos pneus e sua correta calibragem.

Acessórios que devem ser levados para a viagem: lanterna, corda, botijão para gasolina e outro para água, caixa de ferramentas, correias do motor, vela de ignição, manual de primeiros socorros, lista de revendedores, mapa da região, e telefones de emergência Policia Rodoviária, Assistência Técnica e da Administradora da Rodovia), entre outros. E… boa viagem de ida e volta.

Voltar ao topo