Renault lança conceito esportivo do Clio

ja621.jpgA Renault tem criado na Europa ousadas versões mesclando refinamento com alto desempenho, que tiram do Clio aquela imagem de carrinho simpático, quase feminino. Denominado RenaultSport Concept, surge agora o novo Clio esportivo, apresentado no Salão de Frankfurt. Embora ainda seja um conceito, a versão de produção foi anunciada para o primeiro semestre de 2006.

Criado pela Renault Sports Technologies, o desenho do novo Clio ficou atraente com as alterações, que incluem saias nos pára-choques, grade prateada, retrovisores de formato inusitado e rodas de 18 polegadas com detalhes na cor da carroceria e pneus 215/40. Um legítimo extrator de ar na traseira gera negativa, diz a Renault, a ponto de dispensar um defletor nessa parte do carro. Os freios dianteiros são da Brembo, de 330 mm, e têm pinças vermelhas.

ja622.jpgEm seu interior, a seção superior do painel e dos bancos (em couro) usa um tom vermelho escuro que combina com a cor externa. São quatro assentos individuais, com um largo console no centro. Volante esportivo com a base achatada, grafia atraente nos instrumentos, pedais de alumínio e dois tetos solares completam o conjunto.

Aproveitando as linhas da nova carroçaria da geração III, a marca francesa preparou um conceito, apenas estético, sobre o Clio. O visual, mais agradável nessa carroçaria que na anterior, foi agraciado com detalhes cromados um excesso, considerando-se a origem européia do projeto, rodas aro 18 polegadas (215/40 R 18) e artifícios aerodinâmicos.

Na dianteira, além dos cromados e da ampla área ventilada sobre o pára-choque, há um ?extrator?, dito pela Renault, proveniente da F-1. A função desta peça, que trabalha juntamente com os difusores sob o assoalho e pára-choque traseiro, seria canalizar e acelerar a passagem do ar sob o automóvel, tornando maior a pressão aerodinâmica.

O motor é o 4 cilindros de 2 litros DOHC aspirado, um dos pontos altos da engenharia da marca, mas sem qualquer superpreparação. Isso significa dizer que o Clio Sport Concept (?hatchback? de 3 portas), seguindo a trilha da versão anterior, pode desenvolver 182 cv ou mais. A suspensão dianteira possui várias partes em alumínio e recebeu nova calibragem. O câmbio é manual de cinco velocidades e não foram divulgadas mudanças sobre as relações de marcha ou final (diferencial).

Voltar ao topo