Inspirado no carro-conceito Range Storner (apresentado no Salão de Detroit de 2004-EUA), o modelo é um utilitário-esportivo completamente novo, criado para complementar a linha Range Rover. Se comparado à família, o Range Rover Sport é mais compacto, ágil e combina forte capacidade dinâmica de luxo.
Na comparação com o restante da linha, o modelo apresenta maior fluidez nas formas, além de teto rebaixado e pára-brisa mais inclinado. Há ainda ?spoilers? dianteiros, defletores de ar laterais e aerofólio traseiro, posicionado em cima da tampa do porta-malas. O veículo traz um capô com vincos acentuados, grade dianteira e entradas de ar laterais (em forma de trapézio)do tipo colméia. O conjunto óptico dá continuidade à aparência mais recente da família Land Rover. O Range Rover Sport possui uma porta traseira única, com vidro basculante separado.
Com motor V8 de 4,2 litros que gera 385 cv de potência e leva o veículo da imobilidade a 100 km/h em 7,6 segundos, a versão Supercharged tem preço sugerido de R$ 395 mil. A segunda opção de motor é outro V8 de 4.4 litros com 295 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, tem preço sugerido de R$ 345 mil. Até o fim de ano, um terceiro propulsor para a linha, o V6 Turbodiesel será liberado. Segundo a Land Rover, a expectativa é comercializar 100 unidades do Range Rover Sport por ano. (BN)