Range Rover Sport 2006: atração no Salão de Detroit

ja581301204.jpgDesde o surgimento do conceito Stormer, em Detroit (2004), que os aficionados aguardam pelo anúncio oficial do Range Rover Sport, o carro que dará combate aos SUVs mais agressivos em produção. O interesse está no consumidor que deseja, além da tradição "off-road", algo menos presente neste novo produto desempenho.

O Ranger Rover Sport utiliza o mesmo motor 4.2 litros V8 utilizado pela Jaguar, mas não num Jaguar qualquer. Ele possui as mesmas características do propulsor do XKR, significando dizer que a alimentação é forçada por um compressor (Roots Type). A potência máxima (390,32 cv) foi limitada eletronicamente, assim como a velocidade máxima (225 km/h). O mesmo não podemos dizer do torque, que exibe saudáveis 56,08 kgfm em seu pico. O câmbio é ZF, possui seis velocidades e a possibilidade de acionamento manual ou automático com programas opcionais: esportivo e conforto.

Sofisticado, o trem de força conta com tração nas quatro rodas e gerenciamento integrado de transmissão, tração e chassis. Através de uma função chamada "Dynamic Response" o conjunto se ajusta (reduz a altura do veículo, torna a calibragem das molas pneumáticas mais rija) para garantir máximo desempenho em velocidade. O inverso acontece quando os sistemas detectam menos carga sobre o acelerador, menor aceleração lateral e longitudinal.

Como os dados são preliminares a marca não divulgou, por exemplo, todas as dimensões e capacidades do carro, mas, opcionalmente, estão disponíveis sob o capô duas versões de motores: 4.4 litros V8 (gasolina) e 3.0 V6 turbodiesel.As rodas são tamanho gigante e calçam "sapatos" estradeiros. Sob elas, na dianteira, discos bem encorpados são acionados por pinça de quatro pistões.

Entre as amenidades "hi-tech" há faróis "bi-xenon" adaptativos, controle de velocidade (pela primeira vez num Land Rover), navegação por satélite, sistema de entretenimento com DVD e duas telas para os passageiros do banco traseiro e mais uma tela embutida no apoio de braço central dianteiro e, para os que prezam a boa audição, um sistema "premium Harman/kardon".

O Range Rover Sport deve debutar em janeiro, durante o NAIAS 2005, ou seja, o Salão do Automóvel de Detroit (USA).

Voltar ao topo