Punto Abarth será atração em Genebra

Na Suíça, uma das sensações do estande da Fiat na 77.ª edição do Salão de Genebra, que acontece entre os dias 8 e 18 de março, será a versão esportiva do Grand Punto, com a tradicional marca Abarth estampada no capô.

O protótipo do esportivo exibe o bonito visual que certamente chamará a atenção dos visitantes.

É assim que será apresentado ao público que comparecer ao Salão de Genebra o Fiat Grande Punto Abarth Preview, apontado pela montadora italiana como o primeiro de uma série.

Primo distante do nosso Palio, o Punto Abarth será equipado com um motor de 1.4 litro, 16 válvulas, turbo Garrett, que desenvolve 150 cavalos de potência máxima a 5.500 rpm e 20,99 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Conta, ainda, com transmissão manual de seis velocidades.

Por fora o Grande Punto Abarth possui grade em formato de colméia e pára-choque dianteiro com entradas de ar maiores. Nas laterais há molduras nos pára-lamas que se integram às saias inferiores, bem como faixas vermelhas pintadas na carroceria Atrás um pequeno aerofólio e dupla saída de escapamento. Nos lugares do símbolo da Fiat, foram instalados logotipos com o tradicional escorpião da Abarth. O modelo tem ainda como itens de série "spoilers" dianteiro e traseiro, saias laterais, pomo do câmbio e pedais de alumínio e volante esportivo.

A traseira mais elevada acentua mais o espírito esportivo do modelo. Como todo bom esportivo, está equipado com freios de competição Brembo, sendo 305 mm x 28 mm ventilado na dianteira e Calliper de 264 mm x 11 mm na traseira. As rodas são especiais: 7" x 17 polegadas de alumínio com pneus 215/45 – 17. O logotipo Abarth, do escorpião, está estampado no capô e na porta traseira. As laterais, do Punto Abarth chamam a atenção por suas faixas vermelhas. O Grande Punto Abarth Preview é apresentado como um modelo conceitual, mas isso, como tem acontecido cada vez mais, é "conversa fiada" para enganar a imprensa especializada.

Mas não bastasse essa versão de produção em série, a Fiat também criou outra, homologada para competir no Campeonato Italiano de Rali: a Grande Punto Abarth S2000. Este modelo, se chegasse à produção em série, encheria os olhos de muita gente: com motor 2 litros aspirado de 270 cv e tração nas quatro rodas, ele deve ser um "bicho" extremamente interessante de guiar.

O modelo vai disputar o Campeonato Italiano de Rali e tem tração permanente nas quatro rodas.

Voltar ao topo