PT Cruiser Limited 2005 com motor mais potente

ja811.jpgDesde janeiro deste ano a marca Chrysler está comercializando o PT Cruiser Limited 2005, um automóvel fora do convencional, de estilo retrô, dotado de motor mais potente e um interior que pode ser configurado em mais de 30 formas diferentes.

Com seu ?design? inovador e arrojado, o PT Cruiser Limited é equipado com motor de 2,4 litros, de 143cv de potência, que gera 14% mais torque em relação ao modelo anterior, de 2 litros. Seu câmbio de 4 velocidades ?autostick? oferece excelente escalonamento, possibilitando um perfeito e completo uso das características da motorização.

O modelo proporciona grande versatilidade, combinando, como nenhum outro automóvel, características de conforto dos sedãs familiares com o espaço interno das minivans. Além das trinta possíveis configurações do seu interior, a tampa de cobertura traseira possui ainda cinco formas de colocação.

ja831.jpgFaz parte de sua linha de equipamentos assentos esportivos em couro e camurça, apoio lombar para o motorista, ajuste elétrico de altura e volante revestido em couro. Ele também vem equipado com alarme anti-furto, piloto automático, ?airbags? dianteiros e laterais dianteiros, suspensão esportiva e radio AM/FM com ?CD-player? de painel. O exterior é complementado por rodas de alumínio cromado de 16?, faróis de neblina, pára-choques pintados na cor da carroceria, ?rack? de teto regulável e maçanetas das portas cromadas.

ja833.jpgEm termos de segurança, o PT Cruiser 2005 tem uma singular longarina transversal na estrutura da carroçaria do veículo para ajudar a proteger os ocupantes no caso de uma colisão de impacto lateral. As três posições do assento traseiro incluem cintos de segurança de 3 pontos. Os freios a disco antibloqueio nas quatro rodas, com controle de tração de baixa velocidade, ajudam a prevenir o travamento das rodas em situações emergenciais de frenagem.

As portas traseiras contam com travas que evitam a abertura pelo lado interno no caso de transporte de crianças. Sistema de fixação de assentos infantis ?latch? é equipamento de série. O PT Cruiser vem equipado com o sistema imobilizador do veículo Sentry Key®, que previne a partida do motor caso seja feita uma tentativa de ligar o carro sem a chave adequadamente programada. (BN)

OLHO CLÍNICO

O Chrysler PT Cruiser, sucesso da DaimlerChrysler no exterior com
mais de 500 mil unidades vendidas, ainda é uma aposta da marca para o
mercado brasileiro. Ele tem ar retrô, estilo, charme e chegou com nova
versão mais potente.

Agora, com o motor 2.4 litros de 143 cv de potência e com 14% mais
torque que o modelo anterior (2 litros) ele ficou mais interessante. O
câmbio tem quatro velocidades ?autostick? e oferece bom escalonamento,
que possibilita um melhor uso das características da motorização.

O PT Cruiser impressiona pelas linhas inspiradas nos modelos dos
anos 50 combinadas com toques de modernidade. Além do estilo pouco
discreto, o carro tem as dimensões de um veículo compacto, mas com o
espaço de um sedã de luxo e a versatilidade de uma minivan, tendo
inaugurado uma nova categoria no mercado. É quase impossível não ser
notado a bordo do PT Cruiser. A carroceria de estilo nostálgico, cheia
de curvas ousadas, chama a atenção por onde passa.

Seu interior foi inspirado nos modelos que fizeram sucesso a partir
da década de 40. A instrumentação de formato circular fica instalada
numa das partes do painel pintadas na cor do carro. O volante de quatro
raios conta com revestimento de couro e boa empunhadura. Há espaço para
cinco ocupantes e apoios de braço individuais também nos bancos
dianteiros. Atendendo ao pedido dos próprios clientes, a fábrica
decidiu instalar um motor mais potente (a força subiu dos 140 cv da
versão 2.0 para 143 cv na 2.4) e conseguiu baixar o preço em 11% – de
R$ 107 mil para R$ 95 mil . A mudança foi positiva.

Dirigir o PT Cruiser é agradável. Ao volante, sente-se que o aumento
do torque de 18,4 kgfm para 21,8 kgfm minimizou a falta de força em
baixas rotações, ponto fraco do antigo propulsor 2.0. O câmbio tem
quatro velocidades ?autostick? e oferece bom escalonamento, que
possibilita melhor uso das características da motorização. Demora um
pouco para ganhar velocidade, mas nada que comprometa seu desempenho ou
segurança. O PT Cruiser, produzido na linha de montagem de Toluca, no
México, oferece estilo inconfundível com um pacote de equipamentos de
um automóvel de luxo, com a vantagem de ser totalmente diferente dos
automóveis que circulam nas ruas. No Brasil, o PT Cruiser é
comercializado nas cores preta e prata. (BN)

FICHA TÉCNICA

Carroceria

Tipo: 2 volumes e 5 portas

Motor: 2.4 litros, DOHC, 16V, 4 CILINDROS

Tipo e Descrição: 4 cilindros em linha, arrefecido a água

Cilindrada: 2.429 cm³

Diâmetro x Curso: 87,5 x 101

Sistema de Válvulas: DOHC, 4 válvulas por cilindro

Sistema de Injeção: Eletrônica, sequencial, multiponto

Construção: Bloco em ferro fundido

Cabeçote em alumínio

Taxa de Compressão: 9,5:1

Potência: 143 cv (105 kW) @ 5.200 rpm

Torque: 214 Nm @ 4.000 rpm

Combustível: Gasolina sem chumbo

Sistema de Controle de Emissões: Catalisador de três vias,
sensores de oxigênio aquecidos, sistema avançado de controle de
emissões

Transmissão: Automática, com Overdrive (41 TE)

Descrição: Automática de quatro velocidades com Autostick, controlada eletronicamente

Direção

Tipo: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira

Tanque de Combustível: 57 litros

Suspensão

Dianteira: Tipo McPherson com braços de controle inferiores, molas
helicoidais, amortecedores pressurizados telescópicos de dupla ação e
barra estabilizadora.

Traseira: Tipo Watt´s com braços transversais inferiores, molas
helicoidais, amortecedores pressurizados telescópicos de dupla ação e
barra estabilizadora.

Rodas e Pneus

Rodas: Alumínio com acabamento cromado, 16?

Pneus: 205/55 R16

Freios

Dianteiros: Discos ventilados com ABS

Traseiros: Discos rigidos com ABS

Desempenho

Velocidade máxima (km/h): 210

Aceleração: 0 -100 km/h (seg.): 8,7

Consumo cidade / estrada (km/l): 8,4 / 10,6

Voltar ao topo