Em Loughbourough, na Inglaterra, a PSA Peugeot Citroën e a empresa Intelligent Energy apresentaram o veículo de entregas urbano Partner H2Origin com emissão zero. O modelo está equipado com motor acionado por corrente de tração elétrica alimentada por uma pilha de combustível PEMFC (Proton Exchange Membrane Fuel Cell).

continua após a publicidade

Entre as vantagens da pilha de 10 Kw está a autonomia do veículo de 300 km, ou seja, o triplo de um veículo elétrico tradicional com baterias, e a partida que pode ser acionada até – 20º C.

De acordo com a empresa, alguns obstáculos ainda devem ser superados, como os custos incompatíveis com o modelo econômico automobilístico, a massa e as dimensões dos reservatórios de hidrogênio.

Além disso, o surgimento de uma economia do hidrogênio, ainda em estado embrionário, que depende da vontade dos estados e das organizações supranacionais assim como da política energética, não depende da vontade do fabricante de veículos.

continua após a publicidade

Com seu sexto veículo alimentado por uma pilha de combustível, a Peugeot demonstra que pretende continuar a praticar uma vigilância ativa no campo promissor da matriz energética disponível para o carro desse novo século. Essa vigilância constante condiz com o consenso dos especialistas e da indústria, que estimam que a pilha de combustível pode vir a ser utilizada em série nos automóveis até 2020.