Programa irá indicar veículos mais eficientes no consumo de combustível

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), implementado pela Petrobras, lançaram nesta sexta-feira (7), o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. O objetivo é promover a eficiência energética dos veículos leves. A cerimônia de lançamento ocorre durante o Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo.

Com este programa, a partir de abril de 2009, o consumidor poderá escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível na hora da compra de veículos leves novos. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) será afixada pelas montadoras nos automóveis.

Caso o automóvel não tenha a etiqueta, as informações sobre a eficiência energética de cada veículo poderão ser consultadas nas tabelas divulgadas pelo Inmetro anualmente e disponíveis nos sites do órgão (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br). A etiqueta permite que o consumidor compare modelos semelhantes de automóveis para escolher o que apresenta maior eficiência energética.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

O Conpet é um programa do Ministério de Minas e Energia, implementado pela Petrobras. Sua missão é desenvolver ações que promovam uma cultura contra o desperdício e estimular o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para fogões e aquecedores de água a gás natural.