Produção do VW Polo inova com gerenciamento digital

A linha de montagem do Polo ? o mais recente lançamento da Volkswagen no Brasil, fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), possui um avançado sistema de gerenciamento de produção chamado FIS (sigla em inglês para Sistema de Informações dea Fabricação), utilizado pelas mais modernas fábricas do Grupo VW no mundo.

O novo sistema, que absorveu investimentos da ordem de R$ 14 milhões, consegue planejar eficientemente a produção do carro, controlar o volume diário e ordenar a sequência da montagem com uma velocidade dez vezes maior em relação ao processo anterior.

O FIS armazena os pedidos de toda a rede de concessionários e definee quantidades e versões dos veículos a serem fabricados no dia. O sistema auxilia na execução correta das seqüências de produção com a geração de ordens de montagem, automaticamente, envia pedidos de peças para os fornecedores que fazem as entregas pelo just-in-time, sem formar estoques na fábrica.

O programa emite uma “certidão de nascimento” para cada carro, acoplada ao veículo no início da linha de produção. Na verdade, essa “certidão” é uma etiqueta de código de barras, com dados necessários para a armação, pintura e montagem da carroceria, que permite a identificação dos veículos e seus acabamentos nos diversos estágios da produção.

Voltar ao topo