De acordo com o novo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, de apenas 43 anos, o objetivo com o Novo Golf é "assumir a liderança do mercado e se manter como líder". O que não parece ser difícil já que o Novo Golf está chegando com mudanças bem significativas.
Visto de lateral, o Novo Golf ganhou uma inclinação mais acentuada, com a frente rebaixada em relação à traseira. Isto deu um ar ainda mais esportivo ao modelo. Além disso, o Novo VW ganhou novas rodas, desenhadas especialmente para o modelo, e o "design" da coluna C foi mantido no "formato de um taco de golfe", como explica o departamento de "design" da marca.
Olho clínico
Sem dúvida, o novo Golf deve mexer com o segmento dos "hatchs" esportivos onde tem o Chevrolet Astra (líder de vendas), Ford Focus, Peugeot 307 e Fiat Stilo como rivais. Seu interior também deve agradar aos aficionados pelo modelo. O consumidor encontra conforto e bom acabamento. O modelo será comercializado com quatro opções de acabamento: Básico com motores 1.6 8V Total Flex e 2.0 8V a gasolina, 1.6 8V Total Flex Sportline, 2.0 8V a gasolina Comfortline e 1.8 turbo 20V a gasolina. Segundo a montadora, a versão mais vendida deverá ser a Sportline.
Na lista dos itens de série há ar-condicionado, direção hidráulica, vidros/travas/retrovisores elétricos, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e computador de bordo. Entre os opcionais há teto-solar, CD Player, freios ABS, "air bag" duplo frontal e ar-condicionado eletrônico Climatronic. Para o Novo Golf, a engenharia brasileira optou por três motorizações: 1.6 litro, 2.0 litro e 1.8 Turbo.
Mesmo a versão básica com motor 1.6 litro 8V oferece desempenho acima do normal. O carro é ágil, responde na primeira acelerada e tem excelente retomada. Realmente impressiona. A suspensão está mais firme, porém sem perder no conforto. Ponto positivo para a estabilidade. Nas curvas, mesmo forçando, os pneus não chegam a "cantar". Ou seja, tem bastante folga até que isso aconteça, oferecendo bastante segurança.
O novo Golf é firme no chão. E para esse desempenho, os freios não poderiam ser diferentes. São bem eficientes, funcionando quando exigidos. O carro realmente é agradável de dirigir e com excelente performance. (BN)
Ficha técnica
Motor: Transversal, anterior, 1.6 litros, 8 válvulas, gasolina e álcool, com 4 cilíndros
Potência máxima: 101cv a 5,750 rpm (gasolina) – 103cv a 5,750 rpm (álcool)
Torque máximo: 14,3 mkgf a 3,250 rpm (gasolina) – 14,5 mkgf a 3,250 rpm (álcool)
Taxa de compressão: 10,8
Sistema de injeção: Injeção eletrônica
Direção: Hidráulica- Tipo pinhão e cremalheira
Transmissão: Manual, com 5 velocidades
Tração: Dianteira
Suspensão Dianteira: Independente, tipo McPherson com mola Helicoidal integrada
Suspensão Traseira: Independente, com braço longitudinal e mola Helicoidal
Freios: À disco nas quatro rodas, sendo dianteiros ventilados e traseiros sólidos
Pneus: 205/55 R16
Rodas: 6,5 J x 16
Peso bruto total: 1.730 kg
Volume do porta-malas: 330 litros
Capacidade do tanque de combustível: 55 litros
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h:11,6 s ( gasolina) / 11,4 s (álcool)
Velocidade máxima:187 km/h (gasolina) / 188 km/h (álcool)
Consumo na cidade :11,7 km/l (gasolina) / 7,8 km/l (álcool)
Consumo na estrada: 16,9 km/l (gasolina) / 11,1 km/l (álcool)
Preço sugerido: R$ 48.940,00