Embora tenha lançado no início de 2005 na Europa um Novo Golf, ou melhor, a 5.ª geração, para o mercado brasileiro, a VW decidiu reestilizar a quarta geração, lançada por lá em 2003. Em resumo, isso significa que aqui no Brasil está sendo produzido, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o Novo Golf, batizado de geração "4 e meio".
De acordo com o novo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, de apenas 43 anos, o objetivo com o Novo Golf é "assumir a liderança do mercado e se manter como líder". O que não parece ser difícil já que o Novo Golf está chegando com mudanças bem significativas.
Para começar, na parte dianteira, o conjunto formado pelos faróis, pela grade e pelo pára-choque foi inspirado no "V" e no "W" da marca Volkswagen. O conjunto ótico ganhou novo desenho, e foi deslocado para as extremidades seguindo as linhas do capô. Os faróis contam com lâmpadas "Cool Blue" e a partir da versão Sportline os faróis de neblina fazem parte da lista dos equipamentos de série.
Visto de lateral, o Novo Golf ganhou uma inclinação mais acentuada, com a frente rebaixada em relação à traseira. Isto deu um ar ainda mais esportivo ao modelo. Além disso, o Novo VW ganhou novas rodas, desenhadas especialmente para o modelo, e o "design" da coluna C foi mantido no "formato de um taco de golfe", como explica o departamento de "design" da marca.
Todas as versões vêm de série com retrovisores externos com pisca lateral incorporado e as carcaças na cor do veículo. Uma novidade: o retrovisor externo do lado direito conta com rebatimento automático quando o motorista engata marcha a ré, sistema denominado pela VW de "auto tilt-down". O Novo Golf Sportline, avaliado pelo Jornal do Automóvel, era equipado, ainda, com rodas de liga leve 16" Aztec e pneus 205/55 R16, maçanetas das portas na cor do veículo, coluna B com adesivo preto e soleira inferior na cor preta.
Na parte traseira o desenho também ficou interessante. O vidro traseiro foi aumentado, dando a impressão de que o carro ficou mais largo. Mas não, apenas o vidro é panorâmico, aumentando a visibilidade para o motorista. Entre os itens de série, todas as versões contam com sensor de estacionamento, antena eletrônica no teto e a terceira luz de freio ("brake-light"). O Golf Sportline 1.6 avaliado pelo JA era equipado, ainda, com "spoiler" traseiro. (BN)
Olho clínico
Sem dúvida, o novo Golf deve mexer com o segmento dos "hatchs" esportivos onde tem o Chevrolet Astra (líder de vendas), Ford Focus, Peugeot 307 e Fiat Stilo como rivais. Seu interior também deve agradar aos aficionados pelo modelo. O consumidor encontra conforto e bom acabamento. O modelo será comercializado com quatro opções de acabamento: Básico com motores 1.6 8V Total Flex e 2.0 8V a gasolina, 1.6 8V Total Flex Sportline, 2.0 8V a gasolina Comfortline e 1.8 turbo 20V a gasolina. Segundo a montadora, a versão mais vendida deverá ser a Sportline.
O revestimento interno e dos bancos em couro é de série na versão Sportline. O GTI tem detalhes bem mais esportivos. O destaque fica para o desenho do novo quadro de instrumentos combinados no painel, volantes e itens metálicos que fortalecem a sensação de um "cockpit" mais esportivo. Quando a lanterna é acesa, a iluminação azul se destaca. O fundo do painel do GTI é branco, e no Sportline, é escuro.
Na lista dos itens de série há ar-condicionado, direção hidráulica, vidros/travas/retrovisores elétricos, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e computador de bordo. Entre os opcionais há teto-solar, CD Player, freios ABS, "air bag" duplo frontal e ar-condicionado eletrônico Climatronic. Para o Novo Golf, a engenharia brasileira optou por três motorizações: 1.6 litro, 2.0 litro e 1.8 Turbo.
A opção de entrada avaliada, um 1.6 8V Total Flex, desenvolve 101 cv (abastecido com gasolina) ou 103 cv (com álcool) e 14,27 mkgf (gasolina) e 14,47 mkgf (álcool) de torque máximo. Com essa motorização, segundo a montadora, acelera de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos (gasolina) e 11,4 segundos (álcool) e atinge a velocidade final de 187 km/h, com gasolina, ou 188 km/h, com álcool. O novo Golf 1.6 litro vem equipado com câmbio manual de cinco velocidades – MQ200.
Mesmo a versão básica com motor 1.6 litro 8V oferece desempenho acima do normal. O carro é ágil, responde na primeira acelerada e tem excelente retomada. Realmente impressiona. A suspensão está mais firme, porém sem perder no conforto. Ponto positivo para a estabilidade. Nas curvas, mesmo forçando, os pneus não chegam a "cantar". Ou seja, tem bastante folga até que isso aconteça, oferecendo bastante segurança.
O novo Golf é firme no chão. E para esse desempenho, os freios não poderiam ser diferentes. São bem eficientes, funcionando quando exigidos. O carro realmente é agradável de dirigir e com excelente performance. (BN)
Ficha técnica
Motor: Transversal, anterior, 1.6 litros, 8 válvulas, gasolina e álcool, com 4 cilíndros
Potência máxima: 101cv a 5,750 rpm (gasolina) – 103cv a 5,750 rpm (álcool)
Torque máximo: 14,3 mkgf a 3,250 rpm (gasolina) – 14,5 mkgf a 3,250 rpm (álcool)
Taxa de compressão: 10,8
Sistema de injeção: Injeção eletrônica
Direção: Hidráulica- Tipo pinhão e cremalheira
Transmissão: Manual, com 5 velocidades
Tração: Dianteira
Suspensão Dianteira: Independente, tipo McPherson com mola Helicoidal integrada
Suspensão Traseira: Independente, com braço longitudinal e mola Helicoidal
Freios: À disco nas quatro rodas, sendo dianteiros ventilados e traseiros sólidos
Pneus: 205/55 R16
Rodas: 6,5 J x 16
Peso bruto total: 1.730 kg
Volume do porta-malas: 330 litros
Capacidade do tanque de combustível: 55 litros
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h:11,6 s ( gasolina) / 11,4 s (álcool)
Velocidade máxima:187 km/h (gasolina) / 188 km/h (álcool)
Consumo na cidade :11,7 km/l (gasolina) / 7,8 km/l (álcool)
Consumo na estrada: 16,9 km/l (gasolina) / 11,1 km/l (álcool)
Preço sugerido: R$ 48.940,00


