Portugueses produzirão utilitários em Tocantins

A Fábrica Brasileira de Automóveis, subsidiária do grupo português Tricos, empresa importadora e distribuidora dos modelos da marca sul-coreana SsangYong no Brasil, investirá 14 milhões de dólares para instalar uma fábrica de utilitários no País.

O protocolo de intenções com o governo do Estado de Tocantins foi assinado recentemente. A Fabral também se comprometeu, na assinatura do protocolo, a iniciar as obras da fábrica nos próximos 60 a 90 dias e que ela deverá ficar pronta no prazo máximo de um ano.

A Fábrica Brasileira de Automóveis (Fabral) será erguida numa área de 65 mil metros quadrados na cidade de Palmas (TO) e produzirá dois veículos sob licença da montadora espanhola Santana Motor (jipe) e da indiana Tata (picape), além de um chassi de microônibus.

A empresa pretende iniciar a produção em outubro de 2003, com a meta de montar 3 mil unidades/ano numa primeira fase. Deste total, 30% serão exportados para o México e toda América do Sul e os 70% restantes serão comercializados no País. A fábrica vai gerar na primeira fase 200 empregos diretos e outros 1.250 indiretos, por meio da cadeia produtiva. Até 2005, a capacidade instalada da fábrica será ampliada para 17 mil veículos anuais.

A Fabral também se comprometeu em construir um centro de treinamentos para qualificação dos seus futuros profissionais em parceria com Senai, Sesi, Sebrae e três universidades do Tocantins.

Nos primeiros anos os veículos terão índice de nacionalização de 32%. “Temos uma grande expectativa com relação ao aumento gradual do índice de nacionalização, é uma preocupação que desperta a necessidade de desenvolver fornecedores locais”, afirmou Abdul Majid Ibraimo, presidente da Fabral. Ele também explicou ter escolhido Palmas como local apropriado para instalação da fábrica por estar no centro do País, o que facilita as operações logísticas. “Além disso, essa região deve crescer de 8% a 10% ao ano, bem mais que as outras regiões brasileiras”.

A Tricos do Brasil é uma empresa do Grupo português Tricos SGPS com mais de 50 anos de existência e que atua em 19 países. Além do setor automotivo, no qual atua na importação e distribuição de veículos da marca sul-coreana SsangYong no Brasil, o grupo também desenvolve atividades nos segmentos de turismo, têxtil, construção civil e nas indústrias farmacêutica e alimentícia.

Voltar ao topo