Porsche mostra o Panamera em Xangai

O 13.º Shanghai International Automobile Industry Exhibition (Salão de Xangai) abriu suas portas à imprensa na última segunda-feira (20), num ambiente bem diferente do que estávamos acostumados a ver até 2008.

Considerado secundário no calendário automobilístico, o Salão de Xangai 2009 ganhou importância em meio à crise econômica mundial. As atenções do setor se voltam agora para a China, mercado em que as vendas de carros crescem, enquanto na Europa e Estados Unidos se retraem.

Do tamanho de quatro Anhembi (pavilhão utilizado para o Salão de São Paulo), o espaço escolhido para a mostra chinesa é impressionante. Apesar das estrelas serem os automóveis, o local reúne também caminhões, veículos comerciais, peças e serviços. São 1.300 expositores de 21 países.

Por isso a Porsche escolheu o Salão de Xangai (China) para apresentar seu novo modelo, o cupê de quatro portas, o Panamera. Três versões do esportivo serão lançados no mercado europeu ainda neste semestre. Cada um deles com um motor 4.8 V8 de 400 cv (cavalos).

A gama começa com o Panamera S de 400 cv de tração traseira, passando pelo 4S com tração integral, e chegando ao Turbo de US$ 136 mil, com dois turbos que levam a potencia do motor a 500 cv, que são transmitidos às quatro rodas por intermédio da caixa de câmbio PDK de dupla-embreagem da Porsche.

Usando trocas de câmbio pré-selecionadas e contínuas, tração integral, e um programa de arrancada, de acordo com a Porsche o Panamera acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, cerca de meio segundo mais rápido que o BMW M5, e apenas 0,3 segundos menos que um 911 Turbo Manual.

O Panamera tem 4,95 metros de comprimento, 1,93 m, 1,43 m e a 470 litros de espaço para bagagem. E seu design. dinâmico esconde um interior luxuoso e espaçoso, com quatro assentos individuais.

“Com o Panamera entramos num segmento de mercado completamente novo para os nossos clientes e continuamos empenhados em alargar o nosso portfólio de produtos”, afirma Klaus Berning, vice-presidente executivo de marketing e vendas da marca alemã.