Porsche GT3: esportivo, potente e seguro

A Porsche deve lançar ainda neste mês de março o novo 911 GT3, com potência e velocidade ainda maiores que seu “irmão”, o esportivo 911 Carrera. Com 381 cv, a evolução do GT3 tem 21 cv de potência a mais que o modelo anterior. Além disso, produz 61 cv mais que o Carrera de mesma cilindrada e sua velocidade máxima é de 306 km/h.

A potência específica de 105,7 cv/l torna o motor de cilindros contrapostos de 3,6 litros um dos mais potentes de aspiração atmosférica de sua classe em todo o mundo. O GT3 leva 19,7 segundos para acelerar de 0 a 200 km/h e parar completamente.

O novo GT3 tem excelente dirigibilidade, elevado grau de segurança ativa e redução de peso, graças ao trabalho de engenheiros do centro de desenvolvimento da Porsche, que reprojetaram completamente o novo modelo. O ganho de desempenho do motor foi conseguido por meio de aumento da rotação do motor.

A faixa vermelha do conta-giros começa agora em 8.200 rpm, 400 rpm a mais do que o modelo anterior. De 0 a 100 km/h são necessários 4,5 segundos, 0,3 segundo mais rápido que antes. Atinge 160 km/h em apenas 9,4 segundos. Pelo menos 80% do torque máximo de 39,2 mkgf (era de 37,7 mkgf) são produzidos a partir de 2.000 rpm.

Para poder transmitir maior potência, a transmissão recebeu radiador de óleo e injeção de lubrificante em determinados pontos e passou por várias modificações visando reforçá-la.

A suspensão esportiva do GT3 foi recalibrada e as novas rodas são mais largas e leves, respondendo pelos valores de aceleração longitudinal e lateral maiores. Os freios também passaram por modificações. O sistema como um todo é mais leve e leva a uma grande melhora de funcionamento do ABS.

Quanto ao “design”, o maior destaque do novo GT3 é a asa traseira, responsável em grande parte pela estabilidade direcional em alta velocidade e pela pressão de contato contra o solo que torna possível fazer curvas rapidamente. A asa traseira é ajustável.

O novo 911 GT3 será disponível em versão Clubsport (sem acréscimo de preço), também de 381 cv. O novo Porsche chega ao mercado europeu neste mês de março, e no Brasil custará US$ 238.000.

Voltar ao topo