Porsche apresenta o Cayman R no Salão de Los Angeles

No alfabeto da Porsche, a letra R é reservada para carros esportivos muito especiais.

Por isso o Salão do Automóvel de Los Angeles foi escolhido para apresentação do mais novo representante desta estirpe, o novo esportivo Cayman R, que deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2011.

Com motor de 3,4 litros com 330 cv (10 cv a mais que o Cayman S) e pesando 55 kg a menos que a versão S, a nova versão do cupê de motor central da Porsche foi projetada para ter um comportamento espetacular nas estradas.

Com seu chassi esportivo especialmente adaptado, ele oferece uma dirigibilidade ainda mais precisa que o Cayman S. O Porsche Cayman R transmite sua potência às rodas traseiras por intermédio de caixa de câmbio manual de seis marchas.

A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 5,0 segundos. Existe também a opção do câmbio PDK (Porsche Doppelkupplungsgetriebe) de sete marchas, que reduz o tempo de aceleração para 4,9 segundos.

Se equipado com um dos pacotes opcionais Sport Chrono, o “zero-a-cem” cai ainda mais, para 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 282 km/h com câmbio manual ou 280 km/h quando equipado com o PDK.

Seu consumo de combustível, medido de acordo com o novo ciclo de direção europeu (NEDC), é de 10,3 km/l com câmbio manual e de 10,7 km/h com o PDK. A meta principal na concepção do Cayman R foi melhorar ainda mais o desempenho, a dirigibilidade e a agilidade, porém de forma consistente com a redução no peso.

A carroceria foi rebaixada em 20 mm em relação ao Cayman S e recebeu um spoiler traseiro fixo. A primeira vista a finalidade e o caráter purista do Cayman R podem ser observados.

As lanternas traseiras emolduradas na cor preta, os espelhos externos em preto e a inscrição do nome “Porsche” nas laterais em preto ou prata (contrastando com a cor da carroceria) foram inspirados no design dos carros de corrida clássicos da Porsche.

Ele foi criado em uma série de 19 unidades para uso em competições. O “R” foi um protótipo baseado no coupê padrão com um motor de 210 cv do Carrera 6 e, graças ao seu grande número de componentes de plástico e equipamento extremante esparso, pesava apenas 830 kg. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche para o Brasil, trará o Cayman R apenas mediante encomenda e por preço a ser definido.