Por dentro, mais requinte. Por fora, o mesmo estilo

O Xsara Picasso entra no terceiro ano de fabricação no Brasil com mais tecnologia a serviço do conforto e do prazer de dirigir. Ao desenho inovador e contemporâneo e ao excelente espaço interno da minivan Citroën juntam-se agora doses extras de requinte e soluções que tornam a condução mais agradável.

Todas as versões contam com novo revestimento interno e recursos eletrônicos de última geração, possíveis com a adoção do sistema “bivancam” de multiplexagem. O Xsara Picasso 2004 também passa a adotar embreagem com comando hidráulico, de acionamento mais macio, câmbio com engates mais precisos e suaves, acelerador eletrônico VDO, que melhora as respostas do motor em qualquer situação de rodagem.

Equipado com moderno motor 2.0i 16V com excelentes valores de potência e de torque, associado a um câmbio e a uma suspensão totalmente adaptada às condições brasileiras, o Picasso 2004 reúne todas as vantagens de um monovolume com a reconhecida dirigibilidade de um Citroën. Também faz parte do pacote de mudanças promovidas no Picasso 2004 a esmerada decoração interna, agora mais refinada e aconchegante.

Comandos precisos

Todas as versões do Xsara Picasso 2004 passam a contar com embreagem hidráulica, sistema que elimina as vibrações e ruídos normalmente transmitidos pelo cabo convencional e que proporciona operação mais suave e precisa. Por dispensar ajustes periódicos, o comando hidráulico garante economia no custo de manutenção. Um novo sensor de embreagem garante precisão ao sistema. Na prática isso pode ser sentido pela melhoria da condução e do desempenho do veículo.

O novo sistema de embreagem está associado a um câmbio mais preciso e de acionamento ainda mais suave. E o novo pomo da alavanca ganhou 130 gramas no peso: com peso maior, a tendência é ter inércia de deslocamento da alavanca maior e o resultado são engates mais fáceis e precisos.

Para que se possa tirar melhor proveito do motor e permitir maior satisfação ao volante, o Picasso 2004 foi equipado com um acelerador eletrônico, ou sistema VDO, tornando as reações do carro mais suaves, uma vez que foram eliminados os trancos nas retomadas ou nas desacelerações bruscas, reações normais com o sistema a cabo.

O Xsara Picasso 2004 ganhou volante igual ao usado no C5, mais anatômico e de melhor pega. A buzina foi transferida para o centro do volante como nos demais modelos da marca. As hastes da seta e dos limpadores ganharam novo formato, mais ergonômico e funcional. E o comando remoto do rádio passa a ser feito por satélite instalado atrás do volante, em posição de fácil acesso. Todas as funções do rádio/CD player podem ser controladas por esse comando.

A chave, igual a do C3, conta com controle remoto de alta freqüência integrado, que apresenta como vantagem a maior amplitude de alcance. O comando à distância PLIP pode ser direcionado a qualquer ângulo do veículo e conta com a função “localização”, útil quando se procura pelo carro num estacionamento, com raio de ação superior àquele da função de destravamento. A partir da linha 2004, todo Citroën Xsara Picasso traz um adesivo no vidro traseiro ressaltando sua procedência. O tão esperado câmbio automático ficou para o primeiro semestre de 2004.

Voltar ao topo