ja721.jpgA quinta etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra 2006, realizada no fim de semana passado, no Autódromo André de Geus, em Ponta Grossa, foi coroada de sucesso. A prova organizada pelo Automóvel Clube de Ponta Grossa, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA), teve os seguintes vencedores por categoria: Rogério Melani na Fusca Velocidade, Stive Tokarski na Novatos, Carlos Alexandre Vaz na Turismo, Amauri Lisboa Jr. na Marcas, Altamir Machado na Hot Dodge e Andrey Capanema na Stock Car.

Marcas

Durante o treino classificatório que definiu o "grid" de largada, a "pole-position" foi conquistada por Amauri Lisboa Jr., com o tempo de 1min06s528, seguido de Francisco Koga, 1min06s784 e Christiano Bornemann (Top Race/ WD-40/ Maxi Cabos), com 1min07s104. Dada a largada para a corrida, o pega foi bom entre Christiano, Koga e José Bornemann. José Bornemann (Cefec/ Moltecni/ Nitaplast) teve problemas de embreagem e depois quebrou a homocinética do carro. Christiano Bornemann (Embretech/ Freiocar) teve problemas de aquecimento do motor, o que fazia perder rendimento, mas mesmo assim terminou a prova em segundo lugar.

ja722.jpgJosé Bornemann (Aniceski/Bana Pneus) completou apenas 12 voltas e abandonou a corrida pela quinta vez este ano. Ao fim de 27 voltas, a vitória foi de Amauri Lisboa Jr, com o tempo de prova de 30min26s003, seguido de Christiano Bornemann, a 7s616, Francisco Koga, a 13s216, Raul Andretta, a 31s808, Wilson Kavilhuka, a 37s248, e em sexto lugar, Carlos Eduardo, a uma volta. A volta mais rápida da prova foi de Christiano Bornemann, na oitava passagem, com o tempo de 1min07s072, à média de 91.249 km/h.

Fusca Velocidade

O piloto Rogério Melani (Natu Nobilis/ The Muf’s), da Equipe Rancho Brasil Motorsport, foi o destaque da categoria Fusca Velocidade, onde no fim de semana marcou a "pole-position" e venceu as duas baterias disputadas, num verdadeiro "show" de pilotagem e, de quebra, assumiu a liderança da temporada 2006. Com o resultado de Ponta Grossa, a classificação da Fusca Velocidade é a seguinte: 1.º) Rogério Melani, 92 pontos; 2.º) Milton Batista, 88; 3.º) Sérgio Chulik, 81; 4.º) Juliano Ferreira dos Anjos, 66; 5.º) Fabrício Assis Rossato, 42; e em 6.º) Eduardo Pietrovski, com 39 pontos ganhos.

Hot Dodge

Com dois segundos lugares nas baterias disputadas, o piloto Ivan Ribeiro Silva (Gallego Embregem/ Escapamentos Amanda), manteve a liderança do Campeonato Paranaense, depois de bons "pegas" com Altamir Santos Machado Jr. pela vitória na segunda bateria. A classificação é a seguinte: 1.º) Ivan Ribeiro Silva (Trilha Euro Car/LC Costa), 83 pontos; 2.º) Marco Aurélio Martins, 77; 3.º) Altamir Santos Machado Jr., 65; 4.º) Luiz Carlos Ribeiro, 59; 5.º) Jarbas José Schutt, 46; e em 6.º) Jurandir Leite Cordeiro Jr., com 31 pontos ganhos. A próxima etapa do Paranaense e Copa Paraná de Velocidade na Terra será no dia 27 de agosto no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais.