Polo Sedan 1.6: conforto e muito espaço

Para disputar o mercado dos compactos três-volumes, a Volkswagen lançou o Polo Sedan, um modelo familiar que traz as mesmas motorizações que já equipam a versão “hatch”: 1.6 com 101 cv e 2.0 com 116 cv.

O novo sedan da VW vem com a traseira bem resolvida que abriga um bom porta-malas, com capacidade para 432 litros de bagagem, acabamento superior e diversos equipamentos. Por enquanto, o Brasil é o primeiro país a produzir este compacto. Mas a idéia é de que carro seja exportado para países da América Latina e México.

Em termos de estilo, o novo modelo da VW tem a dianteira igual ao de seu irmão “hatch”, com os mesmos faróis duplos redondos que conferem charme ao automóvel.

Bom desempenho

O veículo será comercializado em duas versões de acabamento, sendo a mais completa chamada de Highline e duas de motorização: 1.6 16 válvulas e 2.0 litros. Em sua versão de entrada, o Polo traz de série direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, regulagens da coluna de direção e do banco do motorista, duplo “airbag”, vidros verdes e pára-brisa degradê, rodas de liga-leve de 15 polegadas e “brake-light”.

O Jornal do Automóvel avaliou o Polo Sedan 1.6 com 16 válvulas, que agradou tanto na cidade quanto na estrada. O desempenho é acima do esperado e o veículo é muito bom de ser dirigido. É ágil e rápido quando se pisa no acelerador, embora o ruído no habitáculo deixe a desejar. As boas respostas do motor revelam um carro firme e sob controle, graças à leveza da direção eletro-hidráulica que oferece conforto e facilidade de manobras. Para completar o conjunto, o Polo Sedan 1.6 conta com uma caixa de câmbio com engates suaves e precisos. Por dentro, o Polo Sedan chama a atenção pela qualidade no acabamento e boa posição para o motorista. Os bancos dianteiros vêm com regulagem de altura do assento, o que ajuda a escolher a melhor posição para dirigir.Para os passageiros do banco de trás o espaço é razoável.

Segundo o fabricante, o motor 1.6 de 101 cv de potência leva o Polo Sedan aos 185 km/h de velocidade máxima, o que não foi possível confirmar, uma vez que a legislação de trânsito não permite excessos. Os preços sugeridos do VW Polo Sedan começam em R$ 30.345,00 (1.6) até R$ 34.617,00 (2.0), valores superiores aos dos concorrentes.

Voltar ao topo