Polo Hatch ganha modelo esportivo

A Volkswagen começa a comercializar o Polo Sedan 2.0 com motor bicombustível, o mesmo usado no Golf.

A novidade, cujo preço parte de R$ 55.400, marca a volta do motor mais potente para o Polo Hatchback (sem traseira saliente), que vinha sendo comercializado desde 2005 apenas com o bloco 1.6. O Polo Sedan também recebe o propulsor.

Para se tornar flex, o motor EA 113 2.0 passou por modificações. Materiais de pistões, anéis, válvulas, assentos de válvulas, comando de válvulas e coletor de admissão foram mudados.

A árvore de manivelas agora é forjada – a antiga era fundida. A ECU (unidade eletrônica de controle), o catalisador e o filtro de combustível também receberam inovações para o motor trabalhar com dois tipos de combustível. A taxa de compressão ficou mais elevada (11,5 : 1).

Assim, passa a fornecer 17,3 kgfm de torque a 2.250 rpm, a potência se manteve em 116 cv (cavalos) a 5.200 rpm com gasolina e subiu para 120 cv com álcool a 5250 rpm.

Para o retorno do motor 2.0 ao Polo Hatch, a Volkswagen copiou a idéia do Golf e criou nova versão, batizada GT.

Com aspecto esportivo, traz de série rodas de alumínio de 15 polegadas com superfície polida, pneus 195/55, grade frontal tipo colméia, faixa central do pára-choque dianteiro, spoiler traseiro e soleira inferior pintados em preto, farol com máscara negra e saída dupla de escapamento cromada.

Logotipo GT está presente na tampa do porta-malas e na grade do radiador. No interior, o Polo GT oferece ar-condicionado Climatronic, volante em couro e soleira preta com a inscrição GT, cor diferenciada para console central e molduras de difusores.

Há detalhes em alumínio na manopla de câmbio, puxador de porta, botão do freio de mão e nas padaleiras esportivas.

O I-System, (computador de bordo) integra funções como aviso de velocidade limite, destravamento das portas, alerta sonoro para o acionamento do alarme, sensor de estacionamento traseiro e aviso sobre manutenção, também é de série.

Entre os opcionais, o GT possui airbag duplo, freios ABS (antitravamento), piloto automático, espelho retrovisor interno antiofuscante automático com sensor de chuva, temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva e também duas opções de rádios com entrada para USB e SD-Card e conecxão Bluetooth.

De acordo com a VW, o Polo GT acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 198 km/h de velocidade máxima quando usa álcool. Com gasolina, são 9,7 s e 196 km/h, respectivamente. O Polo GT chega às concessionárias da montadora alemã com preço sugerido de R$ 55.400,00.