Picape SSR: tem estilo retrô e muita tecnologia

A GM está lançando no mercado americano o SSR, um “picape-roadster” que une o estilo retrô à tecnologia do presente. Isso porque o SSR, sigla para “Super Sport Roadster”, reúne características de estilo de veículos do passado com a tecnologia de fabricação do presente.

Febre mundial, os automóveis “retrô”, que remontam aos estilos de outrora, estão cada vez mais presentes nas pranchetas dos desenhistas. A Chrysler ousou com o PT Cruiser. A Volkswagen trouxe a alma do Fusca com o New Bettle. E a BMW reestilizou o símbolo inglês Mini. São exemplos bem-sucedidos de marcas que apostaram no saudosismo para atrair clientes. Agora é a vez da GM.

Mas a grande inspiração ficou por conta de um picape de 1953. A “herança” pode ser vista principalmente na parte dianteira: as barras prateadas e os pára-lamas salientes, aliado ao grupo ótico arredondado, transformam o SSR em uma interpretação moderna daquele utilitário.

O novo Chevrolet foi apresentado como carro-conceito no Salão de Detroit de 2000. Apesar da inspiração nos modelos antigos, a carroceria do SSR é contemporânea. O destaque é a grande fluidez das linhas, que se completam com formas abauladas, principalmente nos pára-lamas. A cobertura da caçamba, na mesma cor do veículo, integra-se bem ao conjunto. O teto, bem arredondado, tem um caimento suave.

E é justamente no teto que a marca da gravata guarda as surpresas. O SSR possui um teto rígido escamoteável, que o torna num conversível em menos de 30 segundos. O equipamento fica alojado num compartimento próprio atrás dos ocupantes, algo inusitado na categoria. Com um único toque num botão do painel, a capota se recolhe de maneira fácil e rápida.

O SSR é a aposta da General Motors em vários segmentos. E promete agradar a boa fatia do mercado, que se identifica com os carros do passado sem abrir mão da tecnologia de hoje. Já o motor veio do Silverado: um poderoso V8 de 5,3 litros, com bloco e cabeçote de alumínio, que desenvolve 295 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 45 m.kgf a 4.000 rpm. Segundo a GM, garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. A velocidade máxima, por segurança, será limitada eletronicamente a 200 km/h.

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