Picape Frontier série especial “10 anos”

Um dos destaques da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo, a picape Frontier série especial “10 anos” já está sendo distribuída para todas as 157 concessionárias da marca espalhadas pelo país. Produzida na fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a Frontier é oferecida em duas versões: a SV Attack (com trações 4×2 e 4×4) e Slat (4×4), com preços a partir de R$ 95.990.

A edição comemorativa da picape ganhou novo design no para-choque, faróis de neblina e na grade. Outra novidade é o desenho das rodas de liga leve aro 16 (na versão SL o jogo é de 18 polegadas), além de frisos na cor da carroceria e logomarca “10 anos” que identifica a série no tapete e nas laterais.

Internamente, a linha conta com novos desenhos da direção, do painel de instrumentos e do painel central. Também ganhou itens como computador de bordo e ar-condicionado de duas zonas (que permite cada ocupante do banco dianteiro escolher a temperatura individualmente) e a chave presencial inteligente I-Key. A SL 4×4 AT tem ainda câmera de ré com visualização no console central, na mesma tela do novo sistema de áudio, que conta com CD player, entrada auxiliar, USB, MP3 e comando de áudio e piloto automático no volante.

A versão SL 4×4 10 Anos conta também em sua lista de equipamentos com a tecnologia VDC (controle eletrônico de estabilidade), importante sistema de segurança. Airbag e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) são itens de série desde a versão de entrada.

Motor turbodiesel

A picape é equipada com o motor 2.5 16V turbodiesel, que atende às novas exigências brasileiras de emissões. As opções com tração integral são programadas para gerar potência de 190 cv a 3.600 rpm com torque máximo de 45,8 kgfm a 2 mil rpm, enquanto as 4×2 entregam 163 cv a 3.600 rpm e 41,09 kgfm a 2 mil rpm. Em uma pista de testes com vários obstáculos e diferentes graus de dificuldade, a Frontier pode exibir com tranquilidade seus atributos para o fora de estrada.

Mercado

De acordo com Tiago Castro, gerente de marketing de produto da Nissan, nesta última década mais de 80 mil unidades saíram da linha de montagem da Curitiba Veículos Utilitários (CVU), fábrica do Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Ainda segundo Castro, as vendas da picape estão aumentando fortemente nos últimos anos, atingindo 255% de crescimento na comparação do acumulado de janeiro a setembro entre 2010 (5.433 unidades) e 2012 (13.925). Em agosto, a Frontier atingiu o maior volume em um único mês desde o início da produção, em 2002, com 2.155 unidades vendidas. Até outubro, a Nissan havia vendido 84.774 unidades no ano e seus planos são fechar com 200 mil veículos até 2016.

O jornalista viajou a convite da Nissan.